quinta-feira, 18 de abril de 2024

Sudoeste

Saúde promove palestras sobre sarampo e poliomielite

POR Jornal Somos | 16/08/2018

A palestra tem como objetivo promover a atualização dos profissionais de saúde sobre o tratamento destas duas doenças

Saúde promove palestras sobre sarampo e poliomielite

Saúde

U

Uma realização da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), promoverá um Ciclo de Palestras sobre Aspectos Clínicos e Epidemiológicos do Sarampo e da Poliomielite. Evento este acontecerá nesta sexta-feira, dia 17.

 

E tem como objetivo promover a atualização dos profissionais de saúde sobre o tratamento destas duas doenças será realizado no Teatro Asklepiós, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. O ciclo de palestra é aberto aos profissionais das redes pública e particular que tiverem interesse em ampliarem seus conhecimentos sobre a questão.

 

Com o desenvolvimento desta ação, a SES-GO assume o compromisso de possibilitar o tratamento efetivo de sarampo e poliomielite (paralisia infantil), caso sejam confirmados casos destas duas doenças no território goiano. Segundo dados da SES o último caso de sarampo em Goiás foi registrado em 1999. Já a poliomielite, foi erradicada no Brasil em 1994, motivo pelo qual os profissionais que se formaram nos últimos anos não tiveram a oportunidade de atuar na identificação e tratamento dos casos destas duas doenças.

 

As palestras serão ministradas por profissionais com vasta experiência na área. Já confirmaram presenças o infectologista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Kleber G. Luiz; o neurologista Sérgio Rosemberg, membro do Comitê Nacional de Certificação da Erradicação da Poliomielite, e a alergista e imunologista responsável pelo Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) da SES-GO e diretora da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia – Regional de Goiás, a médica Lorena de Castro Diniz.

 

A SES-GO está coordenando em todo o Estado, desde o último dia 6, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo para prevenir a ocorrência de casos das duas doenças. A mesma prossegue até 31 de agosto com a meta de imunizar contra as duas doenças 95% das crianças que estão incluídas na população-alvo. Além de imunizar a criança individualmente, a vacinação durante a campanha protege a população de forma coletiva. As crianças vacinadas contra a paralisia infantil transmitem o vírus vacinal ao meio ambiente.

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Verde não informou se terá um representante do município nesta palestra até o momento da publicação da matéria. Mas deixou o lembrete que dia 18 de agosto (sábado) é o dia D de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo na cidade. O público alvo da campanha são crianças de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias, ou seja, apenas esse público será vacinado no dia D. Depois do dia 18 os adultos que precisam colocar o cartão de vacinação em dia poderão procurar as salas de vacinas, lembrando que a campanha se encerra no dia 31 de agosto.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: