quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Foi confirmado hoje (31) pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Verde, que o município tem o primeiro registro positivo do vírus monkeypox (varíola dos macacos).
De acordo com o Secretário da pasta Djan Barbosa, o caso confirmado é do sexo masculino e tem 46 anos de idade. O mesmo encontra- se em isolamento domiciliar. Rio Verde agora tem 1 caso confirmado e 12 aguardando o resultado dos exames. Djan reforça que todos os protocolos e portarias da Saúde, tanto do Ministério quanto da Secretaria Estadual estão sendo seguidos à risco no município.
Outra cidade que divulgou confirmação do vírus no interior foi Jataí, vizinha de Rio Verde. A nota foi expressa pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Jataí, através da Vigilância Epidemiológica. Ainda segundo esta pasta, até o momento na cidade existem 7 casos suspeitos da doença, entre eles 1 foi descartado, 1 foi confirmado e 5 aguardam o resultado dos exames. De acordo com o médico infectologista Hélio Ranes Filho, responsável pela área na cidade, o caso diagnosticado em Jataí é leve e seu portador é do sexo masculino. O indivíduo infectado encontra-se em isolamento domiciliar.
Estes últimos casos ainda não aparecem no último Boletim Informativo da Monkeypox Goiás, sendo atualizado a nível estadual onte, terça-feira (30), mas no mesmo já estavam pelo menos outros dois casos confirmados no Sul/Sudoeste de Goiás. Um deles, da cidade vizinha, Santa Helena de Goiás, que teve um (01) caso confirmado no ínicio desta semana, porém não há informações sobre sexo e idade.
O primeiro caso do Sudoeste goiano havia sido em Bom Jesus no dia 16 de agosto, segundo o Informe Monkeypox Goiás.
Desta forma, o Sudoeste goiano já possui pelo menos 4 casos cofnirmados.
Crianças infectadas
Outro ponto que vem gerando certa preocupação do governo, é que o segundo caso de varíola dos macacos em crianças foi registrado em Goiás. Na nota informou-se que foi diagnosticado uma criança de 3 anos com a doença, porém não divulgou sexo ou cidade em que reside.
O primeiro caso de criança com a doença foi no último dia 16 de agosto, a SES registrou o primeiro caso em uma criança de 9 anos, residente em Luziânia.
Ainda conforme informações da Secretaria da Saúde, Goiás possui (até o final do dia de ontem) 222 casos confirmados da doença e 26 prováveis. Há, também, 385 casos suspeitos e 229 já foram descartados. Nenhum óbito pela doença foi registrado no estado.
*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela jornalista Camilla Paes
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Pais cobram respostas enquanto estudantes perdem aulas na reta final do ano letivo.