sexta-feira, 29 de março de 2024

Sudoeste

PRF detém caminhão e lembra perigo de acidentes por guilhotina

POR | 30/09/2020
PRF detém caminhão e lembra perigo de acidentes por guilhotina

Divulgação

A

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão com o para-choque ineficiente ontem, terça feira (29/09) na BR 364, em Jataí, no sudoeste goiano. Segundo informações do registro policial, o veículo transportava uma máquina agrícola sobre uma plataforma removível e foi parado para fiscalização na unidade operacional da PRF.

 


A equipe que realizou a abordagem relatou que quando os policiais fiscalizaram o caminhão perceberam que a carroceria, do tipo prancha, ultrapassava o limite traseiro, excedendo em 2,5 metros a dimensão do veículo. O caminhão saiu de Jataí e percorreria aproximadamente 40 quilômetros até uma empresa de beneficiamento de soja localizada na zona rural.

 

 

 


A comunicação da PRF, explica que essa configuração é extremamente perigosa, podendo transformar o veículo em uma espécie de “guilhotina” quando de uma colisão traseira. Em um acidente desse tipo o, veículo avançaria até parar no para-choque por falta de proteção adequada no limite da carga, com a probabilidade de causar lesões graves e até morte em seus ocupantes.

 


E ainda, que existem regulamentações para definir as especificações para veículos com dimensões excedentes visando, justamente, aperfeiçoar os requisitos de segurança e minimizar as consequências dos acidentes de trânsito. Verificando os sistemas junto ao DNIT, a PRF constatou que o caminhão nunca possuiu autorização para realizar transporte deste tipo de carga.

 


Desta forma, o veículo foi retido na unidade da PRF para regularização e autuado por transitar com equipamentos obrigatórios ineficientes e em desacordo com a legislação, além de não portar a devida licença para transitar de forma segura em rodovias. O veículo foi liberado após sanada as irregularidades.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: