sexta-feira, 26 de abril de 2024

Sudoeste

Presídio de Santa Helena tem motim de presos contido por equipe do GIT

POR | 03/02/2022
Presídio de Santa Helena tem motim de presos contido por equipe do GIT

Imagem: Divulgação/Assessoria

O

Ontem, quarta-feira (02/02/22), foi registrado um princípio de motim na Unidade Prisional de Santa Helena de Goiás. Segundo as informações, assim que tomou conhecimento de que os presos desta unidade prisional se encontravam amotinados, o diretor da Unidade de imediato solicitou apoio do Grupo Tático de Intervenções (GIT), da 6ª Regional da DGAP-GO. Motivo este que resultou em uma rápida resposta e controle da situação.

 

 

O início do motim teria começado na Ala A e se ampliado para a outra Ala (B). Servidores e direção teriam sido agredidos no início do conflito pelos detentos que teriam arremessado fezes, pedras, garrafas, comida e peças de ventiladores, que os próprios detentos quebraram, contra o diretor e os agentes.

 

 

Segundo a DGAP, o descontentamento dos custodiados está diretamente ligado à implantação do Procedimento Operacional Padrão (POP) e à recente mudança na direção da unidade prisional, a qual vem sendo implantada de maneira gradativa em todo Estado, desde o início de 2020, como forma de padronizar os procedimentos adotados pela Polícia Penal de Goiás em todos os presídios.

 

 

Após a chegada do GIT, foi questão de minutos para que os detentos fossem contidos e colocados no banho de sol, apesar de no momento do adentramento, terem sido recebidos pelos presos com arremessos de pedaços de pau sendo lançados por cima dos colchões que colocaram para impedir a entrada do agrupamento, além de outros objetos perfurocortantes  

 

 

Em reação, foram utilizados jatos e balas não letais para reestabecer a ordem e a disciplina do cárcere. De acordo com a DGAP, durante a ação, seis presos foram baleados com munição menos que letal e receberam o socorro imediato. Nenhum preso ficou com ferimentos graves, apenas leves escoriações.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: