quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sudoeste

Operação da Polícia Civil encontra rinha de galos em Itumbiara

POR | 11/08/2022
Operação da Polícia Civil encontra rinha de galos em Itumbiara

Imagem: Divulgação/Polícia Civil de Goiás

N

Nesta semana, a equipe da 1ª Delegacia Distrital de Itumbiara, pertencente à 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Goiás, recebeu uma denúncia anônima de que, em um endereço no Bairro Ulysses Guimarães, havia uma rinha de galo. Sob a coordenação do delegado Irineu Pesarini, as equipes foram até o local e constataram a veracidade das informações.

 

Na propriedade foram encontrados 10 galos da raça conhecida como “Índio combatente”, os quais eram treinados pelo autuado para brigar nas rinhas. Além dos animais, foram apreendidos apetrechos para treinar os galos, como biqueiras, embolas e capas.

 

 

O responsável pelos animais e pelo local foi conduzido até a delegacia, oportunidade em que foi lavrado contra ele um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de maus-tratos. A ação contou com o apoio de um médico veterinário do Centro de Zoonozes de Itumbiara, de fiscais da AMMAI e de peritos do Instituto de Criminalística.

 

O delegado responsável pela ação aproveita para lembrar que vale destacar que manter rinha de galo é proibido no País pela Lei 9.605, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais. No Artigo 32, a legislação aborda a prática de “ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: