sexta-feira, 26 de abril de 2024

Sudoeste

Ministério recomenda descarte de quase 900 doses contra Covid-19 em Paranaiguara

POR | 27/05/2021
Ministério recomenda descarte de quase 900 doses contra Covid-19 em Paranaiguara

Imagem: Pixabay/Paul McManus

I

Infelizmente quase 900 doses de vacinas contra a Covid-19, que estão na cidade de Paranaiguara, precisarão ser descartadas. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde o lote de vacinas estava dentro de um freezer que aqueceu e agora precisarão ser descartadas.

 

 

O freezer guardava 875 doses da AstraZeneca e 1.252 imunizantes contra outras 18 doenças. O Ministério da Saúde afirmou em nota que “o resultado da avaliação foi insatisfatório para o uso das vacinas Covid-19”, mas que não foi notificado sobre problemas em outras vacinas da cidade de Paranaiguara.

 

 

Segundo autoridades do município goiano, o freezer onde estavam as vacinas havia passado por uma manutenção há dois meses, vindo a apresentar problemas depois disso. O responsável por essa manutenção foi convocado a prestar esclarecimentos sobre os possíveis motivos da falha. Até o momento já foi explicado ainda que a vacinação contra a doença segue sendo feita – até porque o Estado enviou novos imunizantes ao município - e que já foram prestados esclarecimentos junto à polícia, ao Ministério Público, e montada uma sindicância para que tudo seja esclarecido.

 

 

O Ministério da Saúde afirmou que as perdas correspondem a 10% do total de doses distribuídas das vacinas, e que essas perdas operacionais já são previamente calculadas, e ainda, que quando extrapola esse percentual deve ser comunicado às secretaria municipal e estadual de Saúde, que remetem os registros, e são devidamente orientadas com relação ao protocolo correto de segurança a ser adotado. O Ministério da Público informou que o secretário de Saúde já comunicou a quantidade e o tipo de vacinas que estavam guardadas no refrigerador e que uma perícia já foi realizada, mas o resultado ainda não foi enviado. “A responsabilidade dependerá do resultado da perícia e outras provas”, informou o órgão em nota.

 

 

 

(Com informações do G1 e Jornal Opção)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: