quinta-feira, 28 de março de 2024

Sudoeste

Mineiros recebe Cine Goiás Itinerante com temática ambiental

POR | 12/04/2022
Mineiros recebe Cine Goiás Itinerante com temática ambiental

Imagem: Divulgação/Secult

I

Iniciado ontem, segunda-feira (11/04), o projeto Cine Goiás Itinerante terá sessões até amanhã, quarta-feira (13/04) e fica na cidade de Mineiros até quinta-feira (14/04). Na primeira sessão 130 alunos da Escola Comecinho de Vida assistiram a filmes com temática ambiental. Nos outros dias o Cine Goiás passará pelas escolas municipais Elias Carrijo, Maria Eduarda e Santo Antônio. Os alunos tem acesso a filmes que concorreram em diversas edições do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA).

 

 

Além da exibição de filmes nas escolas, o Cine Goiás Itinerante promoverá em Mineiros duas oficinas de formação: “Cinema e Educação” voltada para professores e pais; e “Cineclubismo e projetos culturais” destinada para a comunidade em geral. Os eventos ocorrem na quarta-feira (13),  às 9h30 e às 13h respectivamente, na Casa de Cultura da cidade, com entrada gratuita. Na quinta-feira (14), também na Casa de Cultura, será feito o encerramento do projeto no município com a exibição de um filme com temática religiosa.

 

 

Airan José Silvério Botelho, titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do município, espera que a parceria com a Secult/Goiás continue. “A parceria com a Secult/Goiás foi extremamente benéfica para nossas escolas ao apresentar filmes com temática ambiental para nossos alunos. Foi muito bom, queremos repetir”.

 

 

Neste ano, o Cine Goiás Itinerante já promoveu eventos em Acreúna e Anhanguera. Após Mineiros, a equipe do programa segue para São Simão. O objetivo da iniciativa, desenvolvida pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria Estadual de Cultura desde 2006, é democratizar o acesso ao audiovisual no interior do Estado, divulgar o cinema ambiental e capacitar profissionais da área.

 

 

 

Os pilares do programa são a exibição de filmes que participaram do FICA, ações de qualificação e promoção da arte cinematográfica para a população. Geralmente as equipes permanecem em cada município goiano durante 4 dias. O Cine Goiás já atendeu mais de 150 municípios ao longo de sua existência.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: