quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Saiba mais sobre a doença respiratória
Redação Jornal Somos
Apesar da desinformação sobre a doença, ela é um transtorno frequente entre todo o mundo. Estima-se que quase 5% da população mundial tem asma e os transtornos são seriamente agravados. Antes, vamos conhecer uns dados sobre a doença?
Os principais sintomas são a inflamação das vias respiratórias, dificultando a circulação de ar. Também podem apresentar tosse, chiado no peito e respiração ofegante. Além disso, as mulheres possuem uma maior ocorrência do que os homens e a internação por crises de asma são a quarta maior causa de hospitalizações no SUS.
Entre os portadores brasileiros, 32% não fazem o tratamento correto, sendo que 38,5% usam o broncodilatador (que não ajuda na doença, apenas ameniza os sintomas, relaxando os músculos para facilitar a respiração), 12% usam o anti-inflamatório e 17% usam os dois métodos. A doença não tem cura, apenas diminuição dos sintomas quando é empregado o devido tratamento.
No inverno a situação é agravada devido à menor umidade do ar, que impacta diretamente na qualidade de vida do asmático. A poluição e o maior tempo gasto em ambientes fechados agravam a situação do mesmo. Ótimas atitudes a serem tomadas para a melhoria do paciente é a hidratação, a limpeza da casa e o exercício em condições apropriadas. Ficam aí as sugestões para não sofrer tanto com a estação que acaba que entrar por nossa porta.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Pais cobram respostas enquanto estudantes perdem aulas na reta final do ano letivo.