quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Sudoeste

Mais informações sobre as queimadas frenquentes em Rio Verde e região

POR Jornal Somos | 19/09/2019
Mais informações sobre as queimadas frenquentes em Rio Verde e região

Redação Jornal Somos

N

Nos últimos dias as constantes queimadas têm assustado a população do Sudoeste Goiano. A causa da maioria dos incêndios ainda não foi identificada.

 

Nesta quarta-feira (18), houve um incêndio que queimou cerca de 300 hectares na saída para Montividiu, a origem ainda é desconhecida, mas provocou grandes estragos. O fogo chegou a algumas residências, mas o Corpo de Bombeiros conseguiu proteger as duas casas, no entanto a área em volta às residências, quintal, fiação elétrica, galinheiro, foram destruídas. Ainda existem chances de acontecer um novo incêndio por causa da brasa, que mesmo após o incêndio continua no local, o recomendado é cuidar para que não fuja do controle novamente.

 

 Alguns incêndios aconteceram de quarta para quinta-feira, um deles é próximo a Usina Floresta onde foram queimados aproximadamente 2000 hectares, o local ainda corre riscos de mais queimadas pela mesma razão que o incêndio de Montividiu, ou seja, se não houver vigília o fogo poderá voltar.

 

A região de Ouroana, próximo a Rio Verde, é outra região que tem sofrido bastante com incêndios. De acordo com o Tenente do Corpo de Bombeiros, Leandro Dias, os produtores agrícolas estão desesperados com o prejuízo, pois as palhadas, que são a base para o plantio direto, estão todas queimando. Nesse incêndio de pequeno porte foi estimada a queimada de 200 a 300 hectares. Na segunda-feira (16) os Bombeiros combateram o fogo no mesmo local.

 

Na manhã dessa quinta-feira (19), a equipe do Jornal Somos conversou com o Tenente Leandro Dias, que resumidamente disse que o que ajuda a espalhar o fogo sobre a plantação são as palhadas que ajudam no plantio trazendo nutrientes para a terra.

 

Em direção a Goiânia na BR-060 um pouco antes da Usina Floresta, houve um incêndio criminoso, os bombeiros conseguiram combater o fogo por volta das 16h00 de ontem com uma carreta e o auxilio de um trator que se encontrava no local, entretanto as chamas retornaram próximas a Furnas, onde no ano de 2019 já foram realizados 7 atendimentos na área.

 

Algumas pessoas foram detidas nos últimos 15 dias por incêndios criminosos em Rio Verde. Dois adolescentes provocaram incêndio no bairro gameleira e foram encaminhados pela GCM para a delegacia. Outros jovens foram identificados através de câmeras colocando fogo no perímetro urbano. Os próprios bombeiros pegaram dois idosos em flagrante colocando fogo na área de APP, segundo eles, posteriormente iriam fazer uma plantação.

 

O Tenente do Corpo de Bombeiros pede para a população se manter vigilante para tentar evitar os incêndios, e ainda dá alerta sobre a umidade que está abaixo de 30%. O alerta vermelho foi postado ontem pelo Inmet e continua, saiba dos cuidados a serem tomados clicando aqui.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: