quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Jovens do interior de Goiás participaram da 1ª edição virtual Parlamento Jovem brasileiro

POR | 23/10/2020
Jovens do interior de Goiás participaram da 1ª edição virtual Parlamento Jovem brasileiro

Redação Jornal Somos

N

Neste mês já aconteceram as primeiras atividades virtuais para a discussão e melhoria de propostas legislativas criados e desenvolvidas pelo Parlamento Jovem Brasileiro. O projeto chega a sua décima sexta edição este ano e pela primeira vez as atividades serão realizadas também a distância.

 

 

No total 78 jovens do ensino médio de todo o país vão participar do programa, que tem por objetivo aproximar o jovem do Poder Legislativo através da apresentação, debate e votação das propostas apresentadas por cada um deles. Entre o grupo, três goianos representam o estado: Geovanna Alves do Nascimento Freitas, do Colégio Estadual Rui Antonio da Silva em Turvelândia; Marcelo Natal Borges de Jesus Filho, do Colégio Estadual São João em Aparecida do Rio Doce; e Maria Clara Amorim de Souza, do Centro de Ensino em Período Integral Polivalente Professora Antusa em Campos Belos.

 

 

As sessão virtuais estão acontecendo entre 12 de outubro deste ano a 30 de abril de 2021. Já as sessões plenárias devem ocorrer em Brasília de 11 a 14 de maio de 2021. Dos 311 projetos apresentados, 78 foram escolhidos por um grupo de avaliadores que levou em consideração os seguintes critérios: originalidade, justificativa, clareza, precisão, ordem lógica, relevância/mérito da proposição para sociedade, adequado uso da modalidade escrita, proposição no âmbito nacional/federal, técnica e legislativa.. Confira listas completa, clique aqui.

 

 

Aluno do terceiro ano, Marcelo, 17 anos, foi um dos escolhidos para participar do Parlamento Jovem de 2020. Seu projeto trata sobre o meio ambiente, e foi inspirado nos desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais. Ele que mora em fazendo e sempre gostou de meio ambiente, sentiu a necessidade de fazer algo para cuidar desses lugares. "Quando eu vi tudo que aconteceu, fiquei muito emocionado. "São sobre microorganismos que são capazes de dissolver um pouco daqueles dejetos, e transformam a área menos tóxica." Explicou Marcelo sobre seu projeto que: "Dispõe sobre a concessão de bolsas de pesquisa, em instituições públicas de ensino superior, para descoberta de novos fitorremediadores capazes de dissolver rejeitos minerais em barragens de minério." 

 

Confira o projeto completo dele:

 

 

 

 

Parlamento Jovem Brasileiro

 

Podem participar estudantes entre 16 e 22 anos do Ensino Médio ou Técnico de Escolas Públicas e Privadas de todo Brasil.  Os candidatos devem desenvolver um Projeto de Lei sobre qualquer tema, onde apresente mudanças para melhorias na realidade do país. O objetivo do programa é proporcionar aos jovens a vivência do processo democrático em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os estudantes vivem a rotina e o trabalho dos deputados, tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades de argumentação, respeito à diversidade de opiniões, olhar crítico sobre suas realidades e o sistema de votações. O PJB potencializa a atuação democrática dos jovens e seu protagonismo político. A primeira edição aconteceu em 2.004. Para mais informações acesse o portal da Câmara e o portal do PJB.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: