quinta-feira, 28 de março de 2024

Jataí amplia 10 leitos de UTI para tratamento de Covid enquanto dois HCamp estão lotados

POR | 09/07/2020
Jataí amplia 10 leitos de UTI para tratamento de Covid enquanto dois HCamp estão lotados

Rede social/Instagram

U

Um dos índices que tem preocupado o governo estadual e municípios goianos é quanto a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para adultos no tratamento de pacientes com Covid-19. Isso porque os números tem se apresentado muito alto, chegando a próximo de 100%, o que significaria que todos os leitos públicos estariam ocupados e não poderiam tratar novos pacientes caso precisem, como aconteceu em outros estados brasileiros, como o Ceará.

 

No início desta semana, a doença causada pelo novo coronavírus esteve a 91% na terça feira (07) e caiu para 87% na quarta (09), de acordo com a pasta, mas isso porque foram comprados 50 respiradores pelo estado de Goiás que chegaram esta semana e estão sendo distribuídos. Entre eles está o Hospital das Clínicas de Jataí, que foi transformado em HCamp estadual recentemente. Ontem ao final do dia, quarta feira (08/07), o prefeito de Jataí Vinícius Luz publicou em suas redes sociais particulares a comemoração da implantação de mais 10 leitos de UTIs na unidade de Saúde. Escreveu:

"Olá pessoal de Jataí. Como todos já sabem, os atendimentos para pessoas com sintomas da COVID-19 no Hospital das Clínicas são feitos em uma ala exclusiva e isolada das demais áreas do hospital. Hoje, esta ala está passando por mais uma ampliação, e estamos entregando mais 10 leitos de UTIs e vamos trabalhar para ampliar mais. Essas são medidas importantes para o enfrentamento ao coronavírus e nesse combate buscamos salvar o maior número de vidas possíveis oferecendo uma boa estrutura e um atendimento ágil. Dias melhores para Jataí virão! Um forte abraço e que Deus nos abençoe."

 

Entretanto a preocupação continua já que o Hospital de Campanha de Itumbiara, inaugurado há uma semana, já está com os 10 leitos de UTI que tem lotados. Assim como a unidade de Águas Lindas de Goiás, que tem 22 leitos de terapia intensiva, e ontem ao final do dia estava com 20 ocupados e 2 reservados para pacientes que estavam a caminho do local. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: