sexta-feira, 26 de abril de 2024

Sudoeste

Jataí adere ao programa Dados do Bem em combate à Covid-19 em Goiás

POR | 03/09/2020
Jataí adere ao programa Dados do Bem em combate à Covid-19 em Goiás

Foto ilustrativa: prefeitura de Morrinhos

J

Jataí é mais um dos municípios goianos que agora fazem parte da rede do Governo do Estado de Goiás da campanha Dados do Bem. A campanha conta com um novo aplicativo e através dele poderá ser feito a autoavaliação pessoal, respondendo perguntas e observando se apresenta algum sintoma.

 

A mudança aconteceu após algumas instabilidades que aconteceram na virada do mês. Segundo nota publicada pelo governo estadual, foi preciso suspender de forma temporária o uso do aplicativo Dados do Bem. A ferramenta é usada no programa de ampliação do monitoramento e da testagem da Covid-19, em uma parceria com as prefeituras para o enfrentamento do coronavírus. Segundo a gestão estadual, a medida foi tomada por conta do atraso na comunicação entre os sistemas de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial de Goiás e do estado de São Paulo, local em que os testes são processados.

 

Toda população poderá ter acesso ao aplicativo pelo smartphone, totalmente gratuito, basta baixar em sua loja virtual (Android ou IOS). Após preencher os dados a pessoa passará por uma triagem, que se necessário, será encaminhada para realizar exames.

 


Assista ao vídeo e veja mais informações.

 

 

Como funciona o aplicativo?

O rastreamento permite identificar com maior precisão como está ocorrendo a propagação do vírus. A ferramenta foi lançada em 20 de julho e de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mais de 55 mil usuários baixaram o aplicativo. Pelo menos 61 cidades já iniciaram a disponibilização do exame RT-PCR via aplicativo. Os municípios que integram o convênio foram escolhidos por terem altos níveis de contaminação e serem muito populosos ou turísticos, em avaliação feita pela Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Suvisa/SES), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

Ao baixar o aplicativo o usuário deve responder a algumas perguntas de autoavaliação, mesmo que não apresente nenhum sintoma da Covid-19. A partir daí, o app indicará se o cidadão deverá ou não fazer o teste que identifica a doença. Caso seja necessário, a pessoa receberá um QRCode no celular, que dá o direito de fazer o teste em uma unidade básica de saúde específica – basta apresentar o código recebido.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: