quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
No município de Santa Helena de Goiás, 13 das 14 escolas estaduais fazem parte do Projeto Horta Escolar, desenvolvido pela Regional de Educação da cidade. Segundo a coordenadora regional Magna Lacerda, a única escola que não está incluída no programa só não faz parte, ainda, porque está passando por reforma geral.
A produção de hortaliças, legumes e verduras faz parte da merenda de aproximadamente 7 mil alunos nas cidades sob jurisdição da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Santa Helena, que além do próprio município, também abrange Acreúna, Maurilândia, Turvelândia e Porteirão.
Os cultivos em destaque são a couve, alface, cenoura, repolho, cebolinha, cheiro-verde, beterraba, rúcula, tomatinho cereja, mandioca e berinjela. Todas essas opções fazem com que o cardápio da merenda seja variado e possua sempre duas “misturas” no prato do dia.
“Toda a produção vai para a merenda, que ganha mais qualidade nutricional e no sabor”, conta Magna, afirmando, ainda, que além da variedade dos itens da horta, a refeição dos alunos conta “com a adição de frutas, que também qualifica a alimentação nas escolas do Estado”.
As hortas são cuidadas por toda a comunidade escolar, envolvendo os gestores, professores, servidores, pais e alunos, e ainda são incluídas nas ações pedagógicas. “O cultivo também faz parte de atividades pedagógicas, quando os professores da disciplina de Ciências envolvem seus alunos na melhoria da produtividade das hortas”.
(Com informações da Secretaria de Estado da Educação de Goiás- Seduc)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Pais cobram respostas enquanto estudantes perdem aulas na reta final do ano letivo.