sexta-feira, 29 de março de 2024

Sudoeste

Goiás abre mais 50 leitos de UTI para tratamentos de paciente com Covid-19

POR | 22/02/2021
Goiás abre mais 50 leitos de UTI para tratamentos de paciente com Covid-19
O

O governo do Estado de Goiás, através de sua Secretaria Estadual de Saúde de Goias (SES-GO), anunciou que prepara a abertura de mais 50 Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em diferentes regiões do Estado, para garantir tratamento adequado aos pacientes com Covid-19. Para esta semana, está prevista a abertura dos primeiros 30 leitos, sendo 11 leitos de UTI em Quirinópolis, no Sudoeste goiano; 09 em São Luís de Montes Belos, na região Oeste; e 10 em Itumbiara, no Sul do Estado.

 

 

Além destes primeiros, o comunicado informa também que até 1º de abril, outros 20 serão abertos no Hospital das Clínicas Dr. Serafim Carvalho, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), localizada em Jataí. O governador Ronaldo Caiado explicou que a expansão se faz necessária devido ao aumento sustentado da taxa de ocupação hospitalar. Entretanto, a gestão estadual defende que, para frear a disseminação do vírus e o avanço da pandemia, somente a abertura de leitos não é suficiente que se faz necessário o distanciamento social e o cumprimento dos protocolos de segurança sanitários por parte de toda a população.

 

 

Apesar da abertura recente de novos leitos, como exemplo em Rio Verde que foram 35 oferecidos pelo Prefeito no HCamp de Rio Verde, ainda sim a taxa de ocupação estadual total não tem ficado abaixo dos 90% nas últimas semanas. O secretário de saúde Ismael Alexandrino tem enfatizado reiteradas vezes a necessidade de a população fazer a sua parte para que se diminua a contaminação, sobretudo neste momento em que o Brasil apresenta números crescentes e que há o surgimento de novas cepas circulantes do vírus. "Não caiam na cilada de pensar que é só abrir leitos. Não é só isso, são necessários equipe e equipamentos", pontuou, ao frisar que, se os goianos não seguirem as medidas sanitárias, somente a abertura de estruturas para tratamento da Covid-19 não irá conter a disseminação do coronavírus no Estado.

 

 

O apoio incondicional tem sido pedido à todos os municípios, mesmo aqueles que estão fora das regiões de calamidade e crítica, como é o caso do Rio Verde que está dentro da cor amarela, que significa que na escala estadual é a mais branda quanto aos cuidados e regramentos de Goiás. Na sexta-feira (19/02), o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, em entrevista a uma rádio de Goiânia ressaltou que a cidade tem reforçado a fiscalização para evitar surto, como o que a cidade viveu em julho de 2020.  Segundo ele na quinta-feira (18) se reuniu com representantes de bares e restaurantes, além do segmento religioso para discutir as medidas de restrição.

 

Em suas palavras afirmou: “Vamos fazer uma fiscalização intensa. Fizemos essa reunião para que todos possam nos ajudar, se tornando um fiscal do regramento sanitário. Onde não houver cumprimento das regras, o estabelecimento será fechado. Poderá abrir no outro dia e será fiscalizado novamente”, informou. (Rio Verde representa mais de 50% da população da Região Sudoeste I), E acrescentou: “O que acontece em Rio Verde reflete muito nas outras cidades. As medidas que foram tomadas, entre elas testagem em massa, monitoramento dos positivos e expansão da rede de atendimento colaboraram para que a gente pudesse ter um equilíbrio na região”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: