sexta-feira, 26 de abril de 2024

Sudoeste

Festa tradicional do aniversário de Montividiu é cancelada por ação isolada

POR Jornal Somos | 21/12/2018

Festa tradicional foi cancelada e gestão teve apoio da ACIM em repúdio por prejuízos gerados à economia do município.

Festa tradicional do aniversário de Montividiu é cancelada por ação isolada

MP

A

Acatando pedido do promotor de Justiça Marcelo Rigueti Raffa, o juiz Márcio Xavier suspendeu a realização dos shows no município de Montividiu, por meio do Fundo Municipal de Educação e Cultura, que estavam programados para 28 a 31 de dezembro deste ano.

 

A liminar também proíbe a prefeitura de realizar o evento, bem como fazer licitações ou outros procedimentos administrativos para a compra de estruturas físicas para a festa, sob pena de multa diária e pessoal ao prefeito ou gestor público, em caso de ausência do primeiro, no valor de R$ 50 mil.

 

O evento contaria com os shows da dupla Fernando e Alessandro, a cantora Nayara Azevedo, Aurelina Dourado e a Banda Havaí.

 

O promotor ressalta que, em decorrência do financiamento do evento, ele solicitou cópia dos procedimentos administrativos referentes à inexigibilidade de licitação para esses contratos, mas a administração municipal não remeteu informações básicas sobre o evento, tais como a previsão de gastos e origem dos recursos, cronograma, plano de interdição de ruas, níveis de volume, plano de segurança pública, entre outros.

“Esse tipo de evento demanda gastos públicos não só com a contratação de shows, mas também com publicidade, aluguel de som, palco, tendas, banheiros, gerador, hospedagem, alimentação, iluminação, sendo flagrante a necessidade de atuação do MP em defesa do patrimônio público, a fim de evitar o mau uso dos recursos públicos, sobretudo pela situação financeira do município”, ponderou o promotor, ao entrar com a ação.

 

Em seu perfil do Facebook, o prefeito doutor Ademir Guerreiro publicou um vídeo explicando a situação para a população. No vídeo o prefeito conta porque a comemoração foi cancelada e garante que o cancelamento da festividade não afetará a administração e os projetos da gestão para a comunidade. Ele afirma ainda que a ação foi isolada, realizada por um grupo pequeno e que tem tranquilidade que não há nada de errado na realização do evento, "em 2019 Montividiu voltará a sorrir", garante.

A gestão pública teve apoio da Associação dos Comércios e Indústrias de Montividiu (ACIM) que publicou a seguinte nota de repúdio:

"A ACIM (Associação dos Comércios e Indústrias de Montividiu) veio a público colocar uma indignação contra uma minoria que com denúncias infundadas acabaram por cancelar a celebração das festividades de fim de ano da nossa cidade, pois o cancelamento do evento causará prejuízos ao comércio, tendo em vista que os comerciantes já tinham abastecido seus depósitos, se preparando para as comemorações.

Geralmente, como as festividades de fim de ano aquecem o comércio local e geram cerca de 30 a 40% no aumento de vendas, ainda aumentam a oferta de empregos indiretos e temporários. Assim o prejuízo ficará a cargo do comércio local restando apenas o pesar de brigas políticas prejudicarem toda uma cidade.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a administração municipal por esclarecer com provas os fatos ocorridos.

Portanto fica registrado nosso repúdio contra essa minoria."

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: