terça-feira, 01 de outubro de 2024

Sudoeste

Famílias goianas que vivem em assentamentos rurais terão internet via satélite

POR Thaynara Morais | 12/01/2023
Famílias goianas que vivem em assentamentos rurais terão internet via satélite

Reprodução/Sedi

O

O município de Caçu, no sudoeste goiano, é um dos 16 municípios beneficiados com conexão de internet via satélite. O programa Goiás Social, do governo estadual, deve beneficiar 789 famílias que vivem em assentamentos rurais. A ação conta com investimento de R$ 1,2 milhão, oriundo do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

 

Dos 17 pontos de internet previstos em 16 municípios, três já estão prontos: nos assentamentos rurais Palmares, em Varjão; 17 de Abril e Patativa do Assaré, ambos em Faina.

 

Os outros municípios contemplados são Água Fria de Goiás, Alvorada do Norte, Cavalcante, Colinas do Sul, Flores de Goiás, Formosa, Guarani de Goiás, Monte Alegre de Goiás, Orizona, Panamá, Santa Rita do Araguaia, Varjão, Vila Boa e Vila Propício.

 

O objetivo da ação é facilitar a utilização de ferramentas básicas de tecnologia e ampliar a inclusão digital.

 

Os assentados terão acesso livre à internet na região com antena instalada (até 200 metros) para uso pessoal, profissional e educacional.

 

CAPACITAÇÃO

 

De acordo com a subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedi, Sheila Pires, o projeto, intitulado Internet Satelital, também irá oferecer cursos profissionalizantes de capacitação on-line.

 

“Nosso propósito é desenvolver e ampliar a capacidade de comercialização de produtos e serviços por meio das redes sociais”, afirma.

 

Serão disponibilizados nove cursos: Introdução às ferramentas digitais; Fotografia para mídias digitais; Marketing digital; Canais de vendas; Gestão de custos e formação do preço de venda; Noções de e-commerce; Logística para e-commerce; Cultivo na produção de hortaliças; Cultivo na produção de mandioca; Manejo de animais; Boas práticas no processamento de hortaliças; e Boas práticas no processamento de mandioca.

 

Serão instalados em cada assentamento um modem e uma antena Wi-Fi com velocidade máxima de download de 40 Mbps. A velocidade máxima de upload é de 4 Mbps. O serviço de internet é da Telecomunicações Brasileiras S/A, a Telebras.

 

A iniciativa será executada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), com coordenação do Gabinete de Políticas Sociais, comandado pela primeira-dama Gracinha Caiado. A previsão é que os equipamentos sejam instalados até o final deste mês.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: