quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sudoeste

Estudantes protestam contra aumento na mensalidade em Santa Helena

POR Jornal Somos | 19/02/2019
Estudantes protestam contra aumento na mensalidade em Santa Helena
N

Na tarde desta segunda (18), estudantes universitarios de Santa Helena de Goiás que necessitam do transporte escolar para ir à suas universidades se reuniram hoje na Praça da Matriz, e em seguida se deslocaram até a Prefeitura Municipal indo de encontro com o prefeito João Alberto Rodrigues, que acabou por tentar uma negociação com os universitários.

 

 

 


Todo este protesto se deve á decisão de uma assembléia montada na Câmara de Vereadores entre a prefeitura, a diretoria das duas associações da cidade (Associação dos Estudantes Nereu Ramos Bernadino e Aesh) junto com alguns universitários, sendo que logo após o anuncio do prefeito da cidade João Alberto de mais ônibus para o transporte, foi decidido o aumento da mensalidade que até então era 120 para 200 reais, decisão que revoltou os estudantes, que recusaram a pagar e com isso, a empresa de ônibus terceirizada pelas associações entraram de greve, impossibilitando os alunos de ir para a aula.

 

 

 

 

 

A associação Nereu acabou sugerindo a unificação das associações como um recurso, mas com a discordância da outra associação, essa pauta não foi pra frente. Durante a tentativa de negociação, o prefeito voltou a falar sobre a proposta trasporte público gratuito, que logo após um dos ônibus da prefeitura (que presta serviços as duas associa) ser retirado depois de uma denuncia do MP, ato que também interferiu no aumento da mensalidade na época, foi anunciado por ele e que boa parte dos estudantes com renda baixa iriam usar, e deu um prazo de uma semana para o cadastro ser feito, para daqui 30 dias entrar em vigor.

 

 

 

 

Houve muito tumulto durante e depois da reunião, e os presidentes das associações tentaram convencer os estudantes de compactuar com o aumento, mas sem sucesso aparente. "Temos uma divida de aproximadamente 70.000 reais, e não fui eu que gastei todo esse dinheiro, os motoristas precisam da mensalidade, e estão com muito medo de não receberem o pagamento.", disse Fernando Mattos, presidente da associação AESH após ser cercado por pais de alunos.

 

 

Em reunião com os presidentes das Associações, o prefeito João Alberto Rodrigues, disse que o transporte universitário não é responsabilidade da prefeitura, mas que após o cadastro social, os estudantes mais necessitados terão acesso ao transporte gratuitamente, que nesse caso será financiado pela prefeitura. Também ressaltou que alguns atos negligentes das Associações acabam tendo consequências negativas para a prefeitura, o que acaba atrapalhando a gestão municipal sobre o transporte. 

 

 

Segundo o prefeito, a prefeitura abarca mais de 80%  do valor gasto neste transporte. João Alberto também disse que a prefeitura fará o máximo para ajudar os universitários que precisam, e que será possível abarcar a maior parte dos recursos. 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: