quinta-feira, 25 de abril de 2024

Estelionatários que se passavam por funcionários da prefeitura de Rio Verde são presos pela Polícia Civil

POR Jornal Somos | 27/07/2022
Estelionatários que se passavam por funcionários da prefeitura de Rio Verde são presos pela Polícia Civil

Divulgação da Polícia Civil

A

A Polícia Civil de Rio Verde, através do Grupo de Repressão a Crimes Patrimoniais  (GEPATRI) prendeu em flagrante três indivíduos por Associação Criminosa e Tentativa de Estelionato, ontem, terça-feira (26/7), em Guapó (GO). A investigação foi iniciada devido à crimes de estelionato cometidos em Rio Verde. A informação inicial apontava que os três suspeitos tentaram vender, se passando por funcionários públicos da prefeitura, uma suposta carga de cobre no valor de R$ 85.000.00 para uma vítima. 



O ocorrido chegou ao conhecimento dos Policiais Civis da Delegacia Especializada, que de imediato identificaram através de informações que os suspeitos estariam usando um veículo Toyota Corolla e que a três pessoas que estavam nele tinham a mesmas características físicas dos indivíduos responsáveis pela aplicação de golpe semelhante ocorrido no dia 07/07/2022, também na cidade de Rio Verde/GO, fato este que gerou um prejuízo de R$120.000,00 (cento e vinte mil reais) para outra vítima.



Diante das informações preliminares e dos dados obtidos em investigação anterior, os Policiais Civis montaram uma barreira policial com apoio da PRF-Polícia Rodoviária Federal no Posto Policial da cidade de Guapó/GO, ação que culminou na prisão em flagrante delito e identificação dos três indivíduos como atuantes em pelo menos dois crimes de estelionato ocorridos em Rio Verde/GO.

 

 

A Polícia Civil acredita que com a divulgação dos nomes e fotografias dos investigados novos fatos e vítimas serão identificados, não somente no município de Rio Verde/GO, mas em outras cidades e estados da federação. A divulgação das imagens e das identificações dos investigados foi precedida nos termos da Lei nº. 13.869/2019, portaria normativa n.º 02/2020/DGPC e portaria n.º 547/2021/DGPC. Qualquer informação será totalmente sigilosa e poderá ser feita através do telefone 197 ou (64) 3620-0985.

 

 

Como eram aplicados os golpes

 

Segundo a polícia, a ação dos estelionatários consistia em abordar comerciantes da cidade de Rio Verde/GO em redes sociais com propostas de vendas de sobras de supostas obras públicas e licitações.

 

 

A fim de transparecer legitimidade na ação, os estelionatários se passavam por funcionários públicos, bem como marcavam encontros na sede da própria Prefeitura, sempre com propostas de supostas parcerias comerciais vantajosas advindas de fantasiosos “editais de gaveta”. Em contrapartida, os criminosos exigiam pagamentos em dinheiro em espécie.

 

 

Um dos investigados chegou a confessar que todos atuam ordinariamente com golpes da mesma natureza. Conforme dito, “a cada dez tentativas uma dá certo”, ou seja, uma vítima cai no golpe dos estelionatários.

 

 

A confirmar a continuidade delitiva, os três presos na ação possuem passagem por estelionato. Um deles, inclusive, possui mandado de prisão expedido pela justiça de Rio Grande do Norte pela prática do mesmo delito. Ademais, todos são investigados por outros dois crimes de estelionato com “modus operandi” semelhantes, também ocorridos na cidade de Rio Verde em anos anteriores.

 

 

*Matéria produzida pelo acadêmico de jornalismo Luigi Angelo e supervisionada pela redação do Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: