quinta-feira, 28 de março de 2024

Sudoeste

Está faltando energia e não é por dívida!

POR Jornal Somos | 23/01/2019

Região do Sudoeste Goiano pede respostas à empresa responsável pela energia pública.

Está faltando energia e não é por dívida!
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Nas últimas semanas as reclamações em questão da falta de energia em Rio Verde e nas regiões foram trazidas a público, os problemas não são solucionados, o atendimento é dificultoso, a população está indignada.

 

 

No município de Rio Verde, moradores de pelo menos seis bairros reclamaram da queda de energia constante e sem aviso prévio. Como o caso de moradores do Bairro São Tomaz que passaram o final de semana sem energia. O Jardim América ficou no domingo (20) por pelo menos 6hrs sem energia. Os bairros Santo Agostinho e Nilson Veloso também passaram o final da tarde sem energia.

 

 

Um dos moradores a reclamar da queda de energia, foi o comunicador Luiz Moura que, segundo ele, ficou três dias seguidos com a energia oscilando, e no vai e vem, perdeu duas televisões e uma geladeira. “Três dias seguidos, em um dia foram seis vezes, dando piscadas, hora apagava tudo e depois voltava de uma vez. Nesse vai e vem, eu fiquei com duas televisões queimadas e uma geladeira, até que o seguro cobre para quem tem, mas e quem não têm o seguro?! É engraçado que sempre acontecem as quedas por volta das 23 h”.

 

 

Reclamações em Montividiu

 

A população montividense também está indignada com os serviços prestados da rede de energia para o município. A reclamação é da dificuldade de conseguir um atendimento pela empresa responsável. O município não conta com uma unidade própria para o atendimento e os moradores que querem sanar os problemas, precisam ir até o escritório de Rio Verde para solicitar os serviços.

 

 

Fomos informados que a unidade de atendimento do município foi desabilitada ha alguns dias e que o atendimento para solicitação dos serviços de religamento e outras coisas é demorado e dificultoso. Assim como para os moradores rurais que também já reclamaram.  Um caso específico foi o do Sr. Valdeni Domingos da Silva que pagou a conta da energia atrasada no dia 14 de janeiro e pediu para não cortar e o atendente disse que não poderia esperar. A energia dele ficou cortada por mais de 24 horas, mesmo com a solicitação de religamento após o pagamento.

 

 

Assim como esses casos também recebemos reclamações em Acreúna, quando a moradora ficou das 9h da manhã até as 16 sem energia e, quando solicitou uma equipe, disseram que não poderiam resolver o problema porque não era na fiação e nem no padrão.

 

Reclamações comuns

Diversos bairros têm sofrido com a falta de distribuição de energia. Em alguns casos, a demora é de mais de 24 horas para o retorno e se tornou algo corriqueiro. No Parque das Laranjeiras,Valdeci Pires, Veneza, em vários locais o que se escuta é insatisfação quanto ao serviço oferecido.

No Maranata e na região rural, o caso fica ainda pior. Moradores afirmaram que a energia fica “indo e voltando”, não se mantém firme e, com isso, pode causar curto nos utensílios domésticos.

“Sou Thiago, moro no Maranata, gostaria de saber da Enel o que está acontecendo na rede do bairro, pois já tem dias que toda vez a energia cai. Antes de ontem acabou cinco vezes, ontem até a hora em que fui deitar tinha acabado seis vezes. Ela cai a fase e volta na mesma hora. Para queimar eletrodomésticos é muito fácil e quando queimar quem vai nos ressarcir?”

 

Resposta da empresa

A equipe do Jornal SOMOS entrou em contato com a Enel em busca de respostas para a população, mas, a única resposta recebida foi uma nota da assessoria de comunicação. Leia trecho do material:

“A Enel Distribuição Goiás já investiu mais de R$ 160 milhões na melhoria do fornecimento de energia na região de Rio Verde. Desde que assumiu a distribuição de energia no Estado, a distribuidora inaugurou na região as subestações de Alta Tensão Paraúna e Ipeguari, além de uma nova Linha de Distribuição em Santa Helena. Ainda está em construção a Subestação Mineiros, o desenvolvimento de uma nova subestação para Rio Verde e a ampliação da Subestação Cabriúva, também localizada na cidade. Para garantir a eficiência do fornecimento de energia na região, a empresa está investindo na ampliação e modernização da rede elétrica, além das frequentes manutenções, como podas preventivas de árvores e inspeções aéreas e termográficas nas redes de média e baixa tensão. 

 

A companhia também vem acelerando as novas conexões rurais e as ações para a automação da rede, por exemplo, com a instalação de religadores automáticos, equipamentos que permitem a identificação e a correção de falhas na rede de distribuição à distância e otimizam o tempo do serviço em casos de quedas de energia, reduzindo os impactos sentidos pelos clientes.”

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