quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Em reunião virtual, realizada na manhã de hoje, sexta-feira (19/03), a Valec, empresa pública responsável por construir e operar ferrovias no país, apresentou o chamamento público para que as empresas interessadas na operacionalização do pátio multimodal de Santa Helena de Goiás entreguem estudos técnicos sobre a capacidade de exploração da área.
Segundo as informações repassadas em uma live da prefeitura do município, os relatórios deverão abranger aspectos ambientais, econômicos, capacidade de movimentação de cargas e outros investimentos necessários à exploração da área. Confira a seguir os critérios apresentados no encontro que deverão ser atendidos nesta fase.
Mercado e Demanda
Os estudos deverão informar a vocação sobre movimentação de cargas no terminal, serviços que serão oferecidos, projeção de demanda, tarifas e estimativa de receitas.
Engenharia
Deverão ser informados, detalhadamente, os custos necessários à exploração da área como equipamentos e edificações. Também deverá ser apresentado o layout necessário para execução das atividades.
Operacional
Descrição dos custos em relação à insumos físicos e humanos na operacionalização do terminal.
Ambiental
Deverão apresentar custos com aspectos ambientais necessários para a exploração da área.
Modelagem Econômico-Financeiro
Utilizando o modelo de fluxo de caixa, as empresas terão que escrever as premissas financeiras e tributárias, bem como a contraprestação paga à Valec.
A Valec também apresentou os prazos para cumprimento das etapas do processo.
De acordo com a Valec, as empresas que participarem da fase de estudos também poderão concorrer ao leilão de Outorga das áreas para implementação de terminais.
Outros detalhes, apresentados durante a transmissão, estão disponíveis no canal da Valec no YouTube.
Obs.: Esta reportagem foi produzida voluntariamente pelo universitário Cássio Ramos e editada por Camilla Paes
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Pais cobram respostas enquanto estudantes perdem aulas na reta final do ano letivo.