quarta-feira, 24 de abril de 2024

Sudoeste

Em Mineiros-GO, cerca de 53 mil pessoas sofrem com desabastecimento de água

POR | 15/09/2020
Em Mineiros-GO, cerca de 53 mil pessoas sofrem com desabastecimento de água

Divulgação

M

Mineiros, no sudoeste de Goiás, enfrenta um dos maiores desabastecimentos de água em oito anos. Em nota, a prefeitura de Mineiros, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), apontou que problema é causado apenas pela seca.

 

Localizado sobre o Aquífero Guarani, município, com aproximadamente 70 mil habitantes, é conhecido como Berço das Águas. Cidades paulistas como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, além de outras 100 em diferentes estados, são abastecidas pelo aquífero. De acordo com Agência Nacional das Águas (ANA), aquífero tem capacidade para abastecer até 400 trilhões de litros, contemplando Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

 

Mesmo com a abundância de água subterrânea, mineirenses seguem com falta. Para a população, escassez está relacionada à má gestão e falta de planejamento hídrico.

“A seca deste ano não é pior que a dos outros. Isso é cíclico, em um ano é melhor, em outro é pior. Fizeram investimentos desnecessários, estão investindo em nova sede da SAAE, gastando aproximadamente 1 milhão e 800 mil reais para alojar dirigentes e guardar materiais, coisas sem necessidade”, apontou mineirense, que não quis se identificar.

 

Bairros periféricos de Mineiros, como Perobeiras, já sofriam com o desabastecimento de água, ou pouco acesso, antes mesmo do período seco. No entanto, desde o último mês, 100% da cidade foi comprometida. Casas e comércios que não possuem sistema de armazenamento de água, como poços artesianos, e dependem da água direta da rua, já precisam praticar racionamento severo.

“Má gestão do prefeito e maus investimentos, mau uso do dinheiro público, eis a realidade de Mineiros. O prefeito está fazendo uma Avenida Coqueiros, por exemplo, para mostrar obras, mas investir naquilo que a população realmente quer, não faz. A maioria dos gestores públicos não investem em abastecimento de água e esgoto, isso acontece pois são obras que ninguém vê”, expressou o mineirense.

 

Para a moradora do bairro Boa Vista, Maria de Oliveira das Chagas, a falta de água começou há cerca de 15 dias. A mineirense destaca, ainda, que, como não houve planejamento hídrico na cidade, para os próximos dias a situação pode beirar o caos.

“Lá em casa acaba de manhã e volta uma 10 ou 11 horas da noite. É o dia inteiro sem água. Para não ficar sem, a gente enche o bacião e vai usando durante o dia. Nossa situação é menos pior, existem pessoas de outros bairros que não têm água há muito tempo, e acostumaram a isso, infelizmente”, disse.

 

Para o presidente do Sindicato Rural de Mineiros, engenheiro civil e agropecuarista, Isaac Mendonça Filho, a solução para o desabastecimento é a chuva.

“Quando entrar o período chuvoso, o problema será resolvido. Mas precisamos de um grande volume para resolver isso. O problema é que temos previsão de chuvas significativas apenas para novembro”, apontou Isaac.

 

Até o final da reportagem, a SAAE de Mineiros não se pronunciou sobre o assunto.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: