quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O prefeito por Jataí, Vinícius Luz (PP), lançou o Movimento Jataí Para Todos, na noite de terça-feira, dia 4 de agosto. A proposta, liderada pelo chefe do executivo, conta o apoio do Partido Progressista (PP), Partida da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Cidadania. O intuito é discutir política na cidade e garantir a participação de todos os jataienses na gestão pública.
O lançamento do movimento aconteceu via live no instagram do prefeito e contou com a participação de centenas de seguidores. Em sua apresentação, Vinícius aproveitou o momento para ler comentários dos internautas, que levantaram questionamentos importantes acerca das atividades governamentais e políticas da cidade. (assista o vídeo completo no final da matéria)
“A gente precisa começar a discutir política. Como tenho que focar na gestão da cidade, nomeei pessoas, líderes dos partidos, para fomentar essa discussão. Queremos apresentar um plano de governo. A gente precisa ter isso em mente nesse tempo de fake news, precisamos ter responsabilidade e consciência. É hora de discutirmos política, é hora de ter essa interação”, disse o prefeito na abertura da live.
“Um mesmo grupo político administrou a cidade por muitos anos. Nesses três anos nós administramos em tempos de vacas magras, mas ouvindo as pessoas, para que Jataí realmente seja para todos, para que as pessoas tenham voz, tenham vez”, acrescentou Vinícius.
Entre os principais temas discutidos, destaque para a inauguração da usina de etanol e milho, concurso para guarda civil, projeto do aeroporto regional e fomento ao esporte. Confira um resumo dos assuntos a seguir.
Usina de etanol e milho
Quanto à usina de etanol e milho, a inauguração oficial deveria ter acontecido em fevereiro, mas logo iniciou a pandemia. Isso causou atrasos, mas as previsões são boas, segundo o prefeito.
“Ocorreu o seguinte: o preço do etanol caiu muito e o preço do milho também. Então, não estava compensando fazer etanol a partir de milho. A companhia está pronta, tem projeto de expansão e nós temos essa questão que envolve as regras para que a empresa tenha seus ganhos e compensação por estar produzindo”, salientou o prefeito.
Segurança Pública
Em resposta aos espectadores, Vinícius pontuou que o processo para contratação dos guardas civis já foi iniciado, mas ainda passa por entraves burocráticos inerentes da administração pública.
“Os cargos foram criados por lei e estão sendo preenchidos por concurso. Tem gente que se manifestou contra, mas fizemos planejamento e vai ter que manter sim”, respondeu.
Em comentário sobre o tema, uma seguidora disse o seguinte: “A gestão atual pegou a segurança pública no caos, no tempo do toque de recolher, nos fogos em carros e prédios públicos. Se hoje temos paz e sensação de segurança, é graças à atual gestão”.
Quanto ao serviço público, Vinícius ainda pontuou que 34% de cargos comissionados no município já foram finalizados para dar espaço aos concursos. “Isso é de lei, foi acordado pelo TCM [Tribunal de Contas dos Municípios] e a gente vai fazer isso da melhor maneira possível”, defendeu.
Esporte
Ainda em resposta aos espectadores, o progressista destacou os inúmeros avanços na área de esporte e cultura na cidade, mesmo em tempos de pandemia.
"Nunca houve tanto apoio ao esporte quanto nesta gestão. Duas áreas que se destacaram foram esporte e cultura, que ficavam em segundo plano, mas a gente reviveu essas secretarias, que atuam de forma muito interessante”, disse.
Aeroporto
Questionado sobre o aeroporto, o prefeito revelou que empresa ganhadora da licitação já foi designada para finalizar o projeto e os documentos necessários, entregues.
“O documento está sendo monitorado pelo ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica]. Agora é uma questão de dias para que seja feita uma validação”, respondeu Vinícius.
Ao fim do lançamento, o chefe do executivo agradeceu aos participantes e aos representantes dos partidos da aliança. “Devemos seguir e participar ativamente. A participação da sociedade será o diferencial”, finalizou.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Pais cobram respostas enquanto estudantes perdem aulas na reta final do ano letivo.