sábado, 20 de abril de 2024

Em Itumbiara, mãe consegue redução de jornada de trabalho na Justiça para cuidar da filha com autismo

POR Thais Cabral | 27/09/2021
Em Itumbiara, mãe consegue redução de jornada de trabalho na Justiça para cuidar da filha com autismo

Imagem: Pixabay/Miami car accident lawyers

C

Conforme a decisão do Tribunal de Justiça de Goiás, da comarca de Goiânia, a escrivã da Polícia Civil de Goiás, da cidade de Itumbiara, terá redução da jornada de trabalho para cuidar da filha de 4 anos com autismo.

 

 

A decisão é do juiz substituto em segundo grau Átila Naves Amaral, estabelecendo que o horário deverá ser reduzido sem que ocorra desconto nos salários da servidora. A decisão cabe ainda recurso.

 

 

A escrivã teve a decisão aprovada no último dia 21 de setembro, mas já havia solicitado desde 2017 na 1ª Delegacia Distrital de Itumbiara, onde solicitou a redução da carga junto à administração da corporação. Porém, o pedido foi negado pelo seu superior e ratificado pelo secretário de Estado da Administração. Diante disso, ela recorreu à Justiça.

 

 

A defesa da escrivã, no mandato de segurança, destacou que o tratamento do autismo inclui consultas médicas, terapias alternativas e atividades escolares diferenciadas, e que a atividade integral da servidora dificultaria no tratamento da filha, ocasionando o agravamento do sintomas.

 

 

Diante dos argumentos apresentados, foram considerados pelo o magistrado, que concedeu à servidora a jornada especial de trabalho, e sem redução salarial. Para decisão, o juiz recorreu a uma lei estadual sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis.

 

“Ao servidor que seja pessoa com deficiência, na forma da lei, e exija cuidados especiais ou tenha, sob seus cuidados, cônjuge, companheiro, filho ou dependente, nessa mesma condição, poderá ser concedida redução de jornada de trabalho para o equivalente a seis horas diárias, 30 semanais e 150 horas mensais”, escreveu.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: