quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sudoeste

Eleições 2022: Pré-candidatos à Estadual do Sudoeste

POR | 10/03/2022
Eleições 2022: Pré-candidatos à Estadual do Sudoeste

Imagem: ARquivo/Alego

E

Entramos no mês de março e estamos cada vez mais perto da janela política para as eleições de 2022. Entre os cargos que serão votados está o de Deputado Estadual, e muitos municípios nesta época trabalham em cima da possibilidade de ter ou manter algum político à frente da função em nome da cidade, no objetivo de conseguir melhores ou mais ementas direcionadas às demandas locais.

 

 

Neste sentido, o Sudoeste goiano possui pelo menos dois dos maiores colégios eleitorais do Estado. A cidade de Rio Verde que fica em 4º lugar com 114.217 eleitores, segundo os dados publicados em 2021 do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). A outra cidade é Jataí, que é vizinha da anterior, ocupa o 10º lugar no Estado com 64.766 eleitores. Outro município da região que também ocupa lugar de destaque é a cidade de Mineiros, com 46.452 eleitores.

 

 

Se as eleições de 2018 fossem hoje, entre os 41 deputados estaduais, estas cidades poderiam fazer um ou mais nomes dentro da Casa de Leis goianas, já que entre os eleitos, o menos votado, mas que chegou ao cargo, foi Coronel Adailton (pelo PP) com 11.616 votos.

 

 

O que pode ser considerado certo é que as movimentações ficam mais precisas e alguns nomes já aparecem além dos bastidores. Em Mineiros, Isaac Mendonça, que está a frente das lideranças do Agro, produtor rural e ex-presidente do Sindicato Rural, colocou seu nome à disposição. Assim um candidato de Minieros, se conseguir angariar votos locais e tambe´m em outros municípios estratégicos, tende a ser eleito.

 

 

Em Jataí, Leandro Vilela, que é sobrinho do ícone Maguito Vilela e primo de Daniel Vilela (pré candidato à vice-governador e tem levado a política em todo o estado como era o pai), já ocupou cargos políticos anteriormente, e volta a se colocar no palco como possível candidato à deputado estadual. No ano passado, chegou-se a falar sobre a volta dele a um cargo já ocupado pelo próprio, deputado federal, mas as movimentações e nomes teriam feito com que ele mudasse seu foco.

 

 

Em Rio Verde, os polos estão divididos em pelo menos quatro nomes e que tem histórias muito distintas. Um nome pouco conhecido sozinho mas que acompanha a carreira do pai é o de Lucas do Vale, filho do atual prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale. Sem experiência, seu nome apareceu após a retirada da pré-candidatura do aliado de base do executivo, vereador e presidente da Câmara de Rio Verde, Lucivaldo Medeiros.

 

 

Neste mesmo grupo ainda existe um segundo nome, o atual deputado estadual Chico KGL que tentaria a reeleição pela primeira vez. Do outro lado, político de carreira está Karlos Cabral que estaria tentando uma reeleição podendo assumir o cargo pela 4ª vez, já que foi eleito em 2010, assumiu por suplência em 2016, e eleito em 2018.

 

 

Outro nome que aparece como uma nova via e tem recebido apoio de níveis regionais e estaduais é da atual vereadora Marussa Boldrin, que sempre tem acompanhado nomes de governo e já declarou seu desejo em concorrer ao cargo na Alego.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: