quarta-feira, 13 de agosto de 2025
Foto: Reprodução Agência Cora Coralina
O presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) fez um alerta importante à população goiana sobre uma divulgação recente do governo federal envolvendo a CNH Social — programa que, em tese, permitiria que pessoas de baixa renda obtivessem a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma totalmente gratuita.
A mudança está prevista na Lei Federal nº 15.153, que alterou o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) para incluir, entre as destinações da receita de multas, o custeio do processo de habilitação para condutores de baixa renda. Antes, esses recursos só poderiam ser aplicados em ações como sinalização, engenharia de tráfego, fiscalização, educação e renovação da frota.
No entanto, o Detran-GO reforça que, na prática, o programa enfrenta limitações que inviabilizam sua execução imediata. Isso porque o processo de habilitação envolve não apenas taxas públicas, mas também serviços de autoescolas, exames médicos e avaliações psicológicas — todos realizados por prestadores credenciados, que não estão contemplados no financiamento previsto pela lei.
O presidente da autarquia afirma que a forma como o governo federal divulgou a informação leva os cidadãos a acreditarem que basta estar inscrito no CadÚnico para garantir a gratuidade, sem esclarecer que o benefício depende da disponibilidade e da destinação dos recursos arrecadados com multas, que variam conforme diferentes fatores.
Estudos técnicos solicitados pelo Detran-GO apontam que a nova lei, se aplicada como está, poderia comprometer atividades de fiscalização mantidas por meio de convênios com municípios. Além disso, o texto legal gera discussões sobre possível violação da autonomia dos Estados e municípios na gestão de seus recursos.
Na última semana, a Associação Nacional dos Detrans (AND) solicitou esclarecimentos à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República sobre uma postagem oficial que afirma que todos os Detrans do país garantiriam a CNH gratuita a cidadãos inscritos no CadÚnico.
De acordo com o Detran-GO, essa divulgação pode aumentar drasticamente a procura por atendimentos e criar expectativas irreais, levando à frustração de muitos cidadãos. O órgão defende que, para tornar o programa viável, seria necessário incluir na lei um mecanismo de repasse de valores das multas federais diretamente para os Detrans estaduais, além de definir se os municípios também contribuiriam financeiramente.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Prisão aconteceu em Minas Gerais durante a operação Reditus