quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Agência Brasil
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caldas Novas - GO, confirmou o primeiro caso de leishmaniose visceral humana na cidade, neste ano. A criança de 3 anos, está em tratamento médico em Goiânia.
Segundo a SMS, foi realizado um procedimento de bloqueio na casa da criança e nas áreas próximas, seguindo os protocolos sanitários. Exames também foram realizados nos cães que residiam no local, como objetivo de descartar a presença da doença em outras pessoas e evitar a propagação da enfermidade na região.
O que é a Leishmaniose?
De acordo com Ministério da Saúde, a Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.
Os principais sintomas da doença são:
Como tratar:
Apesar de grave, a Leishmaniose Visceral tem tratamento para os humanos. Ele é gratuito e está disponível na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Como prevenir:
A prevenção da Leishmaniose Visceral ocorre por meio do combate ao inseto transmissor. É possível mantê-lo longe, especialmente com o apoio da população, no que diz respeito à higiene ambiental. Essa limpeza deve ser feita por meio de:
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Pais cobram respostas enquanto estudantes perdem aulas na reta final do ano letivo.