quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sudoeste

Coleta seletiva surge com novas oportunidades

POR Jornal Somos | 20/06/2018

A necessidade em conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva emprega pessoas e ajuda o meio ambiente

Coleta seletiva surge com novas oportunidades

Divino Teles Guimarães

A

A Cooperativa de Trabalho de Catadores de Material Reciclável em Geral do Sudoeste Goiano (COOP RECICLA), é uma cooperativa de Rio Verde, que realiza um trabalho de coleta de resíduos sólidos, como metal, papel, vidro, plástico e lixo eletrônico, em parceria com empresas de diversos seguimentos da cidade, o foco principal do projeto é a inclusão social e a sustentabilidade ambiental.


A inclusão social acontece porque tira a informalidade dos catadores, onde a prefeitura paga um salário mensal em torno de R$ 1.200,00 e fornece refeições para os trabalhadores da coleta, a questão ambiental é justamente a reciclagem de materias e consequentemente a preservação ambiental.


A população tem grande importância para que esta iniciativa cresça e passe a gerar mais renda e sustentabilidade para as futuras gerações, o único dever das pessoas é fazer a separação dos resíduos sólidos dos demais tipos de lixo. O projeto tem o objetivo de se expandir e fazer parte não somente da cidade de Rio Verde, mas de todo o Sudoeste Goiano.


Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVS), são os locais destinados para que a separação seja depositada, esses pontos estão localizados em dois pontos da cidade, em frente à ACIRV e em frente à Central Latas, a espectativa é que até o final do ano, pelo menos 30% da cidade já tenha esses pontos.


Para o presidente da cooperativa, Divino Teles Guimarães, é necessário que a iniciativa seja apresentada para as escolas: ''acreditamos que onde terá um grande resultado positivo, com os jovens e as crianças, onde o próximo passo é estar dentro das escolas''.


''Vamos fazer uma divulgação de mídia, com panfletos, palestrasm idas as escolas de toda cidade, para que a população possa participar'', diz o vereador José Henrique, sobre a importância das pessoas ficarem sabendo da ideia e se expandir o projeto cada vez mais.

Entramos em contato com a Prefeitura, mas até o fechamento dessa matéria não obtemos resposta.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: