quinta-feira, 21 de novembro de 2024
A necessidade em conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva emprega pessoas e ajuda o meio ambiente
Redação Jornal Somos
A Cooperativa de Trabalho de Catadores de Material Reciclável em Geral do Sudoeste Goiano (COOP RECICLA), é uma cooperativa de Rio Verde, que realiza um trabalho de coleta de resíduos sólidos, como metal, papel, vidro, plástico e lixo eletrônico, em parceria com empresas de diversos seguimentos da cidade, o foco principal do projeto é a inclusão social e a sustentabilidade ambiental.
A inclusão social acontece porque tira a informalidade dos catadores, onde a prefeitura paga um salário mensal em torno de R$ 1.200,00 e fornece refeições para os trabalhadores da coleta, a questão ambiental é justamente a reciclagem de materias e consequentemente a preservação ambiental.
A população tem grande importância para que esta iniciativa cresça e passe a gerar mais renda e sustentabilidade para as futuras gerações, o único dever das pessoas é fazer a separação dos resíduos sólidos dos demais tipos de lixo. O projeto tem o objetivo de se expandir e fazer parte não somente da cidade de Rio Verde, mas de todo o Sudoeste Goiano.
Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVS), são os locais destinados para que a separação seja depositada, esses pontos estão localizados em dois pontos da cidade, em frente à ACIRV e em frente à Central Latas, a espectativa é que até o final do ano, pelo menos 30% da cidade já tenha esses pontos.
Para o presidente da cooperativa, Divino Teles Guimarães, é necessário que a iniciativa seja apresentada para as escolas: ''acreditamos que onde terá um grande resultado positivo, com os jovens e as crianças, onde o próximo passo é estar dentro das escolas''.
''Vamos fazer uma divulgação de mídia, com panfletos, palestrasm idas as escolas de toda cidade, para que a população possa participar'', diz o vereador José Henrique, sobre a importância das pessoas ficarem sabendo da ideia e se expandir o projeto cada vez mais.
Entramos em contato com a Prefeitura, mas até o fechamento dessa matéria não obtemos resposta.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Pais cobram respostas enquanto estudantes perdem aulas na reta final do ano letivo.