quinta-feira, 28 de março de 2024

Sudoeste

Chuva não favorece o plantio de soja

POR Jornal Somos | 26/09/2019
Chuva não favorece o plantio de soja

Faeg

&

 

Um levantamento com 18 municípios mostra que faltará umidade para a semeadura de soja. Goiás antecipou o fim do vazio sanitário para a soja de 30 de setembro para 25. A ideia é se aproximar da janela de plantio de estados vizinhos, que autorizam a semeadura no dia 15 de setembro, clique aqui para entender melhor.

 

Apesar de já poder iniciar o plantio, o clima pode ser um limitante para que a antecipação aconteça, afirma a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO)

 

“Nossa expectativa é de um bom plantio, por mais que a chuva vá demorar um pouco para começar”, afirma Adriano Barzotto, presidente da Aprosoja. “Algumas regiões vão começar a receber chuvas já no final da 1ª quinzena de outubro, então vai atrasar um pouco o início do plantio. Mas a gente espera que seja um plantio normal, com resultados satisfatórios.”

 

Meteorologia

As previsões até o momento não favorecem muito os trabalhos em campo em setembro. Para ajudar na tarefa do plantio o Projeto Soja Brasil separou a previsão do tempo para 18 municípios em todo o estado, de norte a sul, até o dia 31 de outubro,

 

Vale ressaltar que esta previsão pode mudar nos próximos dias e as chuvas se deslocarem de dia.

 

Previsão para o Sudoeste goiano:

 

  • Rio Verde

O município deve registrar até seis dias com chuvas, sendo 26, 27 e 28 de setembro com 16, 8 e 2 mm, respectivamente. Depois 8 e 9 de outubro, com 1 mm cada dia. E por fim 31 de outubro, com 13 mm acumulados. As temperaturas máximas devem girar em torno de 37ºC.

 

  • Doverlândia

 

A cidade pode registrar quatro períodos de chuvas até o fim de outubro. Nos dias 26, 27 e 28 de setembro deve chover 19, 6 e 2 mm respectivamente. Depois serão 30 dias sem um pingo de água, até o dia 31 de outubro, quando deve chover outros 10 mm. As temperaturas máximas devem ficar na casa dos 39ºC, na média.

 

  • Chapadão do Céu

O município deve registrar ao todo sete períodos de chuvas: três agora nos dias 26, 27 e 28 de setembro com 33, 6 e 2 mm acumulados respectivamente. Outros três em 7, 8 e 9 de outubro com 1, 4 e 3 mm. E por fim um no dia 31 de outubro, com 20 mm. As temperaturas máximas devem ficar na casa dos 37ºC na média.

 

A Aprosoja-GO alerta que diante dessas previsões o produtor deve esperar a chuva chegar e acumular pelo menos 50 mm de água no solo para plantar. “Não é momento de se apavorar, pois se houver qualquer atraso, o produtor de maneira geral tem maquinário suficiente para plantar rápido”, ressalta o presidente da Aprosoja-GO. “Plantar com umidade baixa é mais um risco para um ano que nós estamos com as margens muito apertadas”, completa.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: