quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Os últimos dias não têm sido fáceis para os goianos, especialmente para os moradores da região sudoeste do estado. As constantes queimadas que ocorreram no decorrer da semana tem assustado a população e a esperança de chuva era pouca, entretanto a chuva veio durante a tarde dessa sexta-feira (20) em Rio Verde e Jataí.
A chuva forte foi registrada por um motorista que passava pela BR-060. Foram registradas chuvas nos bairros afastados da cidade, principalmente na saída para Montividiu próximo ao Tatersal do Sindicato Rural.
Ventos, baixa umidade e cortina de poeira
Os moradores da região sudoeste tiveram dificuldades com a baixa umidade e os fortes ventos acompanhados da poeira. Nos últimos dias a região entrou em alerta vermelha, com a umidade abaixo de 30%.
Na quarta-feira (18) os ventos alcançaram 30 km e na quinta os ventos continuaram, porém com menos intensidade. Esses mesmos ventos trouxeram uma forte poeira atrapalhando os motoristas a enxergarem.
Os incêndios e queimadas
As ocorrências de incêndio no ano de 2019 têm sido maiores que os anos de 2017 e 2018 inteiros. Nas últimas horas, os moradores conviveram de perto com grandes queimadas. Escolas e empresas foram esvaziadas e rodovias interditadas por causa da fumaça e do fogo. Até ontem (19), houve 8,4 mil atendimentos. Em 2018, de janeiro até dezembro, o total foi de 6,4 mil e, e durante o ano de 2017 inteiro, as ocorrências chegaram a 7,2 mil. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há uma região mais afetada; praticamente todo o estado está sendo atingido.
A previsão é de mais incêndios para os próximos dias. Fernando Caramaschi, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Goiás, explica que três fatores vêm ocorrendo esse ano para aumentar a quantidade de focos e queimadas, a tendência é que os incêndios continuem nos próximos dias "Esse número deve aumentar. Nós temos três fatores: a temperatura elevada, com quase 40 graus; a umidade de 10% durante o dia, e isso desidrata a vegetação, já que estamos há mais de 120 dias sem chuvas; e ainda temos as rajadas de vento, o que faz o fogo se propagar de forma acelerada". De acordo com o militar, as ações para identificar responsáveis por queimadas criminosas serão intensificadas. A Secretaria de Meio Ambiente do estado disse que trabalha em conjunto com os bombeiros para conscientizar as pessoas sobre o perigo das queimadas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Pais cobram respostas enquanto estudantes perdem aulas na reta final do ano letivo.