quinta-feira, 28 de março de 2024

Sudoeste

Chuva alivia o Sudoeste goiano das constantes queimadas

POR Jornal Somos | 20/09/2019
Chuva alivia o Sudoeste goiano das constantes queimadas
O

Os últimos dias não têm sido fáceis para os goianos, especialmente para os moradores da região sudoeste do estado. As constantes queimadas que ocorreram no decorrer da semana tem assustado a população e a esperança de chuva era pouca, entretanto a chuva veio durante a tarde dessa sexta-feira (20) em Rio Verde e Jataí.

 

 

 

A chuva forte foi registrada por um motorista que passava pela BR-060. Foram registradas chuvas nos bairros afastados da cidade, principalmente na saída para Montividiu próximo ao Tatersal do Sindicato Rural.

 

Ventos, baixa umidade e cortina de poeira

Os moradores da região sudoeste tiveram dificuldades com a baixa umidade e os fortes ventos acompanhados da poeira. Nos últimos dias a região entrou em alerta vermelha, com a umidade abaixo de 30%.

 

Na quarta-feira (18) os ventos alcançaram 30 km e na quinta os ventos continuaram, porém com menos intensidade. Esses mesmos ventos trouxeram uma forte poeira atrapalhando os motoristas a enxergarem.

 

 

Os incêndios e queimadas

As ocorrências de incêndio no ano de 2019 têm sido maiores que os anos de 2017 e 2018 inteiros. Nas últimas horas, os moradores conviveram de perto com grandes queimadas. Escolas e empresas foram esvaziadas e rodovias interditadas por causa da fumaça e do fogo. Até ontem (19), houve 8,4 mil atendimentos. Em 2018, de janeiro até dezembro, o total foi de 6,4 mil e, e durante o ano de 2017 inteiro, as ocorrências chegaram a 7,2 mil. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há uma região mais afetada; praticamente todo o estado está sendo atingido.

 

A previsão é de mais incêndios para os próximos dias. Fernando Caramaschi, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Goiás, explica que três fatores vêm ocorrendo esse ano para aumentar a quantidade de focos e queimadas, a tendência é que os incêndios continuem nos próximos dias "Esse número deve aumentar. Nós temos três fatores: a temperatura elevada, com quase 40 graus; a umidade de 10% durante o dia, e isso desidrata a vegetação, já que estamos há mais de 120 dias sem chuvas; e ainda temos as rajadas de vento, o que faz o fogo se propagar de forma acelerada". De acordo com o militar, as ações para identificar responsáveis por queimadas criminosas serão intensificadas. A Secretaria de Meio Ambiente do estado disse que trabalha em conjunto com os bombeiros para conscientizar as pessoas sobre o perigo das queimadas.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: