sexta-feira, 19 de abril de 2024

Apesar de tempo seco e quente, possível chuvisco é avisado por meteorologistas ao Sudoeste de Goiás

POR | 27/08/2021
Apesar de tempo seco e quente, possível chuvisco é avisado por meteorologistas ao Sudoeste de Goiás

Foto: Pexels/Johannes Plenio

N

Nos últimos dias o tempo seco e quente tem sido percebido por todos. Em Rio Verde, de acordo com o Centro de Meteorologia de Rio Verde, já fazem 77 dias em que não chove no município. E ainda aconteceram neste mês de agosto os 05 (cinco) dias mais quentes de 2021. Confira na imagem a seguir publicada pelo Dr. Gilmar Oliveira Santos, professor na UniRV e responsável pelo Centro de Meteorologia local:

 

 

 

 

Esta semana o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) da Secretaria do Meio Ambiente (Semad), chegou a avisar que o tempo seco e quente permanecerá até o fim do mês de agosto (clique e leia).

 

 

Entretanto com a chegada de uma frente fria pelo Sul do país e que avança ao Centro do Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), pertencente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), informou que a partir desta sexta-feira (27) algumas regiões podem ter mudanças de temperatura e clima.

 

 

Segundo o Instituto, a frente fria se desloca pelo oceano, mas ainda influencia o tempo entre o Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, Triângulo e sul de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Paraná e norte de Santa Catarina. Nestas áreas o sol aparece entre nuvens e pode chover a qualquer hora. Já no extremo norte de Santa Catarina, leste do Paraná e faixa litorânea e leste de São Paulo o céu fica fechado e com chuva volumosa.

 

 

A previsão pluviométrica no Cimehgo prevê possível chuvisco na região de Mineiros por exemplo para domingo (29/8).

 

 

 

 

Quanto a Rio Verde e proximidades, o Prof. Dr. Gilmar explica que:

 

“A frente fria que se aproxima colocará a temperatura dentro da normalidade, saindo dos 35/36°C e voltar para 31/32°C, que é o normal. Aqui até 1º de setembro dificilmente o corredor de umidade deve chegar, mas na região nos dias 30 e 31/08, vai ficar parcialmente nublado. E o que pode vir a acontecer, é dar um chuvisqueiro leve em áreas isoladas, incluindo até mesmo Rio Verde, mas será aquelas situações que nem molha o asfalto direito, se vier a chover será volume inferior a 5mm, agronomicamente isso não representa nada, mas se vir a chover na região, já poderá sentir uma melhora momentânea do ar, já controla a temperatura, e isso é bom pra região.” Descreveu o professor e doutor.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: