quinta-feira, 18 de abril de 2024

Sudoeste

Aluna denuncia ter sofrido preconceito de professor devido roupas religiosas

POR Jornal Somos | 14/05/2019
Aluna denuncia ter sofrido preconceito de professor devido roupas religiosas
U

Uma aluna da Universidade Federal de Jataí, denuncia que sofreu preconceito de um professor que disse que ela não poderia continuar indo às aulas usando as roupas ligadas à sua religião, o candomblé. O docente, no entanto, diz que fez apenas uma pergunta por curiosidade e que quer se desculpar com a estudante.

 

A jovem, de 21 anos, está no primeiro ano da faculdade e, devido ao período conhecido como preceito, que é a preparação para os rituais do candomblé, ela precisa usar saia ou vestido longo. Ela não quis se identificar e nem dizer qual curso faz, mas relatou que naquele dia tentava ser mais discreta possível, quando o professor entrou na sala de aula e perguntou qual era sua religião, porque estaria vestida daquele jeito e se iria fazer uma apresentação ou algo do tipo. Depois de explicar o motivo de estar com aquela roupa, o professor disse que suas roupas eram inadequadas, a moça relata que ficou sem reação e saiu da sala.

 

O professor alegou que era a primeira vez que via a aluna e perguntou sobre a roupa apenas por curiosidade, sem intenção de ofender. Ele contou ainda que quer se desculpar pela atitude que teve dentro de sala de aula e que causou o constrangimento.

 

O episódio aconteceu em março, mas apenas agora a estudante registrou o caso na Polícia Civil e na ouvidoria da universidade. Em nota, a UFJ disse que a denúncia vai ser investigada e que os procedimentos a serem adotados seguem o que estabelece o regimento da universidade. A instituição explicou ainda que adota medida para prevenir todas as formas de preconceito.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: