quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Sudoeste

Agências de modelos: Você sabe como funciona?

POR Jornal Somos | 18/06/2018
 Agências de modelos: Você sabe como funciona?

Redação Jornal Somos

D

Desfilar por passarelas, estar nas vitrines ou em outdoors no centro da cidade, exibir beleza, e trabalhar com a imagem, tem sido um sonho para muitos jovens no mercado de trabalho como modelo, o que não está muito difícil de se realizar. Pelo tamanho das buscas por agências capacitadas para realização desses trabalhos, ocasionou uma porta de entrada para surgimento de agências clandestinas. Para entendermos melhor, nessa matéria mostraremos à você como funcionam as agências de moda.

A profissão vai além de desfilar, pois exige postura, simpatia, charme, expressão, comportamento e conhecimento de moda. Para se tornar agenciador e abrir uma agência existem regras a serem seguidas. De acordo com o agenciador Gustavo Martins, é necessário primeiramente começar pela formação básica na escolaridade - “Ter uma formação não só na área de moda como de produção, finanças básicas, atendimento e venda. São formações necessárias para administrar uma agência e ser um coach.” - menciona ele.

Quanto aos requisitos legais para abrir uma agência, é necessário passar por vários processos. Provas de banca, se cadastrar ao Sated – GO (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Goiás) que tem como função fiscalizar todos os trabalhos técnicos, ter a “DRT”(Documento de Registro Trabalhista), documento que prova que está apto para a função, funciona tanto para os agenciadores quanto para os modelos cadastrados . – “Não pode ter em hipótese alguma, nenhuma ocorrência policial por nenhum tipo de crime e nem ter processo. Abrir CNPJ normalmente e só então começar a trabalhar.” –explica o agenciador.

 

A seleção de modelos podem ocorrer de três maneiras: por casting, cursos de manequim ou eventos organizados, onde em todos os casos os modelos com melhores perfis e capacidade de desenvolvimento passam por provas de treinamento técnico básico. Gustavo nos explica a forma que aderiu – “Por conta da clandestinidade de agências irresponsáveis, as candidatas ficaram medrosas. A melhor maneira de se convidar um modelo para minha agência, é com eventos como concursos que envolvam o público e o desenvolvimento do candidato.” 

Ser modelo também exige mudanças de rotina. A modelo Andrielly Oliveira confirma isso dizendo o que precisou enfrentar – “Abandono de amigas, rivalidade e reeducação alimentar”. E Thalita Victória,modelo iniciante, aos 16 anos se viu nos perfis enquadrados de uma modelo, quer seguir carreira e menciona o que acha difícil de enfrentar - “Superação de medos”.

 

Ao escolher a carreira é importante procurar todas as informações corretas sobre a profissão, todos os requisitos a serem seguidos, pesquisar o histórico da agência em que escolheu trabalhar, ficar ciente sobre as mudanças de rotina, informar toda sua família da sua decisão. Se atentar à agência sem nenhuma informação básica, ou que insista a sua presença sem ao menos passarem por uma seleção, atitudes como essas demonstram nenhuma segurança.

Não obtivemos informações civis de como agir diante os casos de agências clandestinas.

 

COMPARTILHE: