quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sudoeste

Ações da Vigilância Sanitária chegam à Jataí

POR Jornal Somos | 27/11/2018
Ações da Vigilância Sanitária chegam à Jataí

Reprodução

C

Com o objetivo de informar a população, técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) desenvolverão uma iniciativa sobre as ações reaizadas nos produtos e serviços que estão sujeitos à fiscalização sanitária. A ação faz parte do projeto Educanvisa, elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e levado aos estados.

 

O Projeto Educação em Vigilância Sanitária - Educanvisa - veio da necessidade de informar à população sobre o consumo de produtos sujeitos à vigilância sanitária, capacitando professores e profissionais de educação e da vigilância sanitária para promoverem na comunidade escolar noções sobre o consumo correto de medicametnos e alimentos.

 

Em Goiás, o Projeto já passou por Anápolis, Santa Rita do Aaguaia, Chapadão do Céu, Mineiros e chega em Jataí de quarta-feira (28) à sexta-feira (30). Todos os municípios envolvidos fizeram pactuação com a Comissão Intergestores Regional (CIR) para desenvolverem as iniciativas.

 

Marta Rozângela Marinho da Costa, coordenadora de Educação em Saúde da Suvisa, ressalta que o projeto tem como base a capacitação dos professores da rede pública: "Estes profissionais têm a tarefa de atuar como multiplicadores, repassando o conhecimento aos alunos e à comunidade em geral".

 

No Projeto são desenvolvidas oficinas sobre os temas: Educação e Saúde, Vigilância Sanitária, Alimentos, Rotulagem de Alimentos e Propaganda, Medicamentos, Uso Racional de Medicamentos e Agrotóxicos.

 

Rozângela acentua que a Suvisa quer que a população tenha conhecimento sobre a importância da Vigilância Sanitária no dia-a-dia. “Almejamos que as pessoas façam o uso racional de medicamentos, consigam identificar os alimentos saudáveis e analisar os rótulos dos alimentos industrializados”. O tema agrotóxico foi acrescido pelo fato de a maioria dos municípios ter o agronegócio como fonte principal de renda, explica.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: