quinta-feira, 28 de março de 2024

Abertura da colheita da soja em Goiás é realizada em Montividiu com autoridades presentes

POR | 18/02/2021
Abertura da colheita da soja em Goiás é realizada em Montividiu com autoridades presentes

Reprodução de vídeo

C

Com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), foi realizada na manhã de hoje, quinta-feira (18/02), a solenidade de Abertura Oficial da Colheira da Soja em Goiás. O momento foi realizado na Fazenda Brasilanda, em Montividiu, e durante o mesmo, instituições representativas do setor doaram R$ 1 milhão ao Estado, por meio da contratação de projetos, para execução de obras rodoviárias

 

 

Durante o evento, foi assinado o termo de doação do montante ao Governo do Estado, por meio da contratação de projetos de restauração da GO-326 (entre Claudinápolis e Anicuns), 13 pontes e cinco cortes de serras (necessários para o traçado de rodovias). Os recursos foram arrecadados por meio de uma campanha realizada, junto aos associados, pelas entidades parceiras na realização da solenidade: Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja Goiás), Associação Goiana dos Produtores de Sementes e Mudas (Agrosem) e Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa).

 

 

Na safra 2019/2020, Goiás se destacou como o terceiro maior produtor de soja no Brasil, atrás de Mato Grosso e Paraná. Segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado no início de fevereiro, o Estado deve colher mais de 13,4 milhões de toneladas de soja na safra 2020/2021, expectativa de novo recorde de produção e de crescimento de 1,9% em relação ao ciclo anterior. A estimativa da Conab é de produtividade de 3,6 toneladas por hectare e área plantada de 3,7 milhões de hectares - expansão de 4,2%, frente à temporada passada.

 

 

Entre os municípios que mais se destacam na produção de soja no Estado estão Rio Verde (primeiro lugar, com 1,08 milhão de toneladas), Jataí (segundo lugar, com 1,06 milhão de toneladas), Cristalina (terceiro lugar, com 694,1 mil toneladas) e Montividiu (quarto lugar, com 421,2 mil toneladas). Esses dados são referentes à safra 2018/2019.

 

 

Fonte: Seapa - Governo de Goiás

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: