quinta-feira, 28 de março de 2024

Sudoeste

39 Detentos de Santa Helena testam positivo para Covid-19

POR | 19/02/2021
39 Detentos de Santa Helena testam positivo para Covid-19

Reprodução de vídeo

S

Segundo a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária de Goiás (DGAP-GO), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santa Helena de Goiás fez um testagem em massa na unidade prisional da cidade após um detento testar positivo, quando precisou de atendimento médico. E da testagem descobriu-se que 39 presos estavam positivo para doença.

 

 

A diretoria ainda informou que todos os detentos, de imediato, foram isolados e recebem assistência à saúde, estando todos atualmente com sintomas leves. O único detento que está internado foi o primeior, que entretanto já está curado da doença e permeneça com cuidados por conta de outro problema de saúde.

 

 

A comunicação setorial da DGAP-GO também divulgou que todos os 21 funcionários da unidade foram testados junto, mas que todos os exames deram negativo. E a administração reforçou que existe uma série de protocolos que já eram realizados em combate a transmissão da Covid-19. (Leia a nota na íntegra a seguir)

 

Segue, abaixo, a relação completa das ações da DGAP no enfrentamento da pandemia no sistema penitenciário goiano:

1. A criação de um Comitê de Gerenciamento da Crise sobre coronavírus no sistema penitenciário, logo no início da pandemia em Goiás, o que refletiu na rapidez de ações enérgicas preventivas e proativas eficientes para o controle da doença. O comitê se reúne constantemente para avaliações e tomada de novas decisões conforme o quadro da doença afim de garantir soluções rápidas e análise constante da realidade da doença no sistema. Com isso, Goiás foi o último Estado a registrar casos positivos entre a população carcerária no país.

2. A suspensão das visitas em março, logo no início da pandemia em Goiás, de atendimentos presenciais de advogados, de atividades assistenciais de trabalho e religiosas. Neste caso, para o cumprimento da adequada assistência jurídica, foram instalados interfones em unidades prisionais para facilitar o contato entre advogado e cliente, em parceria com a OAB-GO, além de mecanismos de videoconferências entre juízes e presos para continuidade dos processos. A reabertura gradual teve início em dezembro de 2020.

3. A utilização da Casa do Albergado e da Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto como “unidades de triagem” para os presos que ingressarão no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Nesta ação, todo preso encaminhado pelas polícias Civil ou Militar só ingressa nas unidades que compõem o Complexo Prisional de Aparecida de Goiás, após passarem por um período de quarentena em um desses dois estabelecimentos penais. Procedimento idêntico realizado em unidades prisionais do interior.

4. A aquisição, com recursos próprios e parcerias, de EPIs para servidores, além de produtos destinados à higiene pessoal e desinfecção de ambientes prisionais. São produzidas máscaras em unidades prisionais com utilização de mão de obra carcerária.

5. A distribuição de máscaras aos custodiados que laboram nas unidades prisionais ou que tenham que deixar a Unidade por algum motivo.

6. Todas as Unidades do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia receberam remessa de medicações para extermínio de parasitas prejudiciais à saúde. As nove regionais também contam com produtos para desinfecção de ambientes, ação realizada semanalmente.

7. A realização de adaptações da Colônia Agrícola do Regime Semiaberto, o que propiciou uma unidade básica de saúde para aprimorar a triagem de presos que serão inseridos no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

8. A promoção de palestras a respeito dos procedimentos de prevenção e de combate ao coronavírus e treinamentos sobre a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a servidores. Além disso, vídeos, cards e áudios produzidos pela instituição compõem a campanha educativa para servidores publicada em redes sociais e no site do órgão.

9. A aquisição de pulverizadores e insumos (desinfetante à base de quaternário de amônio) com os quais foi realizada a desinfecção das Unidades Prisionais do Estado (carceragens, áreas administrativas e embalagens dos produtos levados por familiares aos presos) e demais departamentos que integram a DGAP.

10. A desinfecção de viaturas é realizada sempre que conduz preso. Procedimento realizado em veículos administrativos utilizados por servidores.

11. Testagem de todos os servidores e presos sintomáticos de todo o Estado (Busca ativa e testagem em assintomáticos, suspeitos e sintomáticos).

12. Divulgação de boletim diário sobre a atualização do quadro da doença no sistema prisional entre servidores e presos, nas redes sociais e site da DGAP.

13. Conclusão da entrega de termômetros infravermelhos por unidade prisional do Estado para a medição de temperatura corporal de servidores e de presos dos estabelecimentos penais da DGAP.

Goiânia, 18 de fevereiro de 2021.

Polícia Penal do Estado de Goiás
Comunicação Setorial

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: