quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vigilância de Zoonoses de Rio Verde realiza monitoramento preventivo de leishmaniose visceral canina

POR Thaynara Morais | 12/06/2022
Vigilância de Zoonoses de Rio Verde realiza monitoramento preventivo de leishmaniose visceral canina

Reprodução/Prefeitura de Rio Verde

A

A Unidade de Vigilância de Zoonoses de Rio Verde está realizando inquérito de leishmaniose visceral canina com o objetivo de monitorar a doença.

 

 

 

A leishmaniose visceral canina popularmente conhecida como Calazar, é uma doença infecciosa não contagiosa transmitida tanto aos cães quanto aos seres humanos. O contagio ocorre pela inoculação do protozoário Leishmania infantum chagasi através da picada de um inseto conhecido como mosquito-palha ou birigui.

 

 

 

O monitoramento visa conhecer melhor o perfil epidemiológico desta doença que, atualmente, está sob controle no município.

 

 

 

Médicas veterinárias estão visitando residências na região central de Rio Verde e coletando amostras de sangue de cães para a realização de teste rápido. A prefeitura da cidade pede a colaboração dos moradores que tenham cães em casa, pois a ação ajuda a promover a saúde animal e, indiretamente, a saúde humana.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: