quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Verde

Vai viajar e levar seu companheiro? Confira os cuidados necessários!

POR | 16/01/2021
Vai viajar e levar seu companheiro? Confira os cuidados necessários!

Imagem: iStock/Getty Images

N

Nesta época, ainda existem muitas famílias e donos de pets planejam viagens levando junto seus animais de estimação. Entretanto isso precisa de organização para a melhor segurança de seu bichinho.

 

Juliani Sperandio Gomes, médica veterinária e proprietária da Casa Pet – Pet Shop em Rio Verde, lembra que antes de qualquer coisa é preciso organizar os documentos do animalzinho que são exigidos em viagens comerciais, ônibus ou avião. "Um item básico para qualquer viagem com animais é a carteira de vacinação estar atualizada, atestado de saúde, alimentação e até brinquedos e acessórios para diminuir o stress do seu cão ou gato."

 

 

De empresa para empresa, as vezes pode mudar algum detalhe mas a maioria segue em geral as regras a seguir.

 

 

Nas viagens rodoviárias e voôs domésticos bastam os dois documentos básicos:

  • Atestado Sanitário: deve constar no documento que o animal de estimação está em boas condições de saúde. O documento é válido por dez dias após a data de emissão.
  • Carteira de Vacinação: é obrigatória para o animal a partir dos 3 (três) meses de idade. Ela deve ter sido aplicada há mais de 30 (trinta) dias e menos de 01 (um) ano.

 

 

Já para as viagens internacionais, é preciso:

 

  • Atestado Sanitário: deve constar no documento que o animal de estimação está em boas condições de saúde. Deve ser emitido 10 dias antes da emissão do CVI.
  • Carteira de vacinação: obrigatória para animais a partir dos 3 (três) meses de idade. Deve ter sido aplicada há mais de 30 (trinta) dias e menos de 1 (um) ano.
  • Certificado Veterinario Internacional – CVI: certificado emitido para voo internacional. Válido por 60 (sessenta) dias corridos a partir da emissão.
  • Certificado Zoosanitário Internacional – CZI: certificado emitido para voo internacional. Válido por 60 (sessenta) dias corridos a partir da emissão.
     

 

A médica veterinária ainda recomenda que é bom no cartão estar preenchido detalhes como o nome e contato do veterinário do animal, caso se faça necessário. E lembra também que é importante saber escolher o melhor meio de transporte dando ao mesmo tempo segurança e conforto para o animal. “A viagem tem que ser divertida tanto para o dono quanto para o pet, até porque se seu cãozinho ou gatinho ficar nervoso, vai acabar deixando todo mundo nervoso junto”, explicou Juliani.

 

 

E hoje os acessórios ainda trazem beleza e muitas brincadeiras. Eles podem ser coloridos, temáticos ou com acessórios. Confira alguns dos itens e quando você pode usar cada um deles:

 

 

- Caixa de transporte – elas serão um local onde o seu pet se sentirá seguro e protegido. Então em primeiro lugar é crucial que você escolha uma caixa que o seu bichinho se sinta confortável e que tenha espaço o bastante para que ele possa deitar, ficar de pé e virar. Uma dica para que ele se sinta a vontade caso seja a primeira vez que usará a caixa é colocar dentro algo familiar (um tecido ou brinquedo), ou se der tempo, compre antes e deixe aberta dentro de casa para que ele conheça antes da viagem.

 

 

- Bolsa de transporte – aqui o acessório lembra muito a caixa de transporte, porém ela com a diferença que são mais flexíveis para encaixarem em locais como abaixo do banco de um ônibus ou avião. Ela também gera um conforto aos animais que gostam de lugares mais macios, como os gatos. A vantagem é que hoje são de tecidos impermeáveis ou possuem encaixes para vasilha de comida e bebedor.

 

 

- Cinto de segurança canino – alguns animais, principalmente cães, as vezes são muito grandes e não ficam confortáveis em caixas ou bolsas de transporte. Para estes casos foram criados os cintos de segurança para cães. Eles são bastante parecidos com os cintos de animais e possuem as fivelas de encaixe onde encaixa o próprio cinto do veículo. Uma boa dica é, se for um animal muito grande, use uma grade divisória entre o motorista e o cachorro, deixando-o no banco de trás e com o cinto de segurança.

 

 

- Cadeirinha para pet – ideal para animais de pequeno porte, a cadeirinha de banco fica presa ao cinto de segurança e, por ser aberta na parte superior, permite que o animal fique sentado e se movimente durante a viagem, diminuindo a sensação de confinamento que o bichinho pode sentir em uma caixa de transporte, por exemplo. Existem modelos diferentes de cadeirinhas que suportam mais ou menos peso, por isso é importante ficar atento a este detalhe na hora da compra.

 

 

 

 

 

 

Quer saber um pouco mais sobre este acessórios e outros vá até a Casa Pet - Pet Shop fica na Avenida Pedro Ludovico Teixeira – nº 92 – Qd C Lt 02 sala 02 - Vila Modelo. Ou entre em contato através do número 2141-0862 ou 9 9209-3309. Ligue e reserve um horário para cuidar de seu bichinho.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: