sábado, 20 de abril de 2024

Vacinação de crianças contra a Covid deverá começar entre dias 14 e 15 de janeiro em Rio Verde

POR Ana Carolina Morais | 06/01/2022
Vacinação de crianças contra a Covid deverá começar entre dias 14 e 15 de janeiro em Rio Verde

Foto: Prefeitura de São Paulo, via Rede Brasil Atual

A

As crianças brasileiras de 5 a 11 anos de idade foram incluídas, nesta quarta-feira (5), pelo Ministério da Saúde (MS), no Plano de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19. A previsão é de que a primeira remessa de doses pediátricas do imunizante da Pfizer desembarque no país no dia 13 de janeiro. Por isso, segundo a diretora de vigilância em Saúde de Rio Verde, Marina Porto, a expectativa é de que a imunização dessa faixa etária se inicie no município já entre os dias 14 e 15 de janeiro.

 

 

“A nossa expectativa é que já no dia 14, 15 de janeiro, nós já iniciemos a campanha das crianças nos postos”, afirmou Marina Porto, em entrevista ao programa Papo Líder da Rádio Líder 95 fm, ao ser questionada sobre o início da imunização dessa faixa de 5 a 11 anos, após terem sido incluídos no plano de imunização brasileiro.

 

 

Sobre a dinâmica dessa vacinação em Rio Verde, a diretora de vigilância em Saúde explica que, possivelmente, será utilizado mais uma vez o pré-cadastro no site da prefeitura, como forma de conhecer o público a ser imunizado e, assim, elaborar uma estratégia assertiva para o atendimento.

 

 

“O cadastro no site da prefeitura é justamente para o município conhecer esse público que vai vacinar, para ter estratégia, para evitar aglomerações... Por que quando é liberado no primeiro dia, nós não recebemos as vacinas no quantitativo para todas as pessoas de imediato, então, através desse cadastro a gente conhece o público e disponibiliza as vacinas”, informou.

 

 

O debate quanto à imunização das crianças passou por uma consulta pública e uma mesa redonda entre especialistas, mesmo já possuindo o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a sua realização. Uma das questões que foi analisada era quanto a necessidade de prescrição médica para a aplicação da vacina, possibilidade que foi descartada.

 

 

A decisão final foi de que o esquema vacinal das crianças contra o novo coronavírus será realizado com duas doses que terão o intervalo de oito semanas entre elas. Além disso, será preciso que os pais ou responsáveis acompanhem esse menor no momento da imunização. Em caso de impossibilidade de ir junto, será permitido que apresentem uma autorização por escrito.

 

 

No primeiro trimestre de 2022 o Brasil irá receber 20 milhões de doses pediátricas, que poderá imunizar aproximadamente 20,5 milhões de crianças. Já nesse mês de janeiro, o país receberá um lote com 3,74 milhões de doses de vacina contra a Covid.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: