quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A vacinação nacional contra a gripe Influenza acontece em todo território brasileiro há mais de 70 dias e já está finalizando a sua segunda fase. Apesar disso, ontem, terça-feira (21), iniciou o inverno e a cidade de Rio Verde está com apenas 49,5% de todo o público-alvo imunizado.
Considerando todo o país, apenas dois grupos que estão dentro do público-alvo prioritário desta campanha conseguiram atingir 50% da meta de imunização. Os baixos índices de vacinação acendem um alerta para o Ministério da Saúde, uma vez que um acúmulo de pessoas doentes pela gripe pode gerar pressão aos serviços de saúde.
O início do inverno também traz preocupação pelo fato de que muitos vírus (incluindo o rinovírus e a gripe) se mantém infecciosos por um maior período, além de se replicarem com mais agilidade, durante as temperaturas frias comuns nesta estação.
Para o Secretário de Saúde de Rio Verde, Djan Barbosa, “a vacina contra a Gripe H1N1 é uma forte aliada para que a população esteja imunizada e protegida contra a gripe e suas variantes” e que “apesar de parecer simples, a doença, em suas mais diversas variações de vírus, pode trazer complicações e levar a óbito, daí a importância de se prevenir da doença, principalmente por meio da vacinação”.
Dividida em três etapas, a vacinação contra a gripe começou com os idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde, se encaminhou para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Agora, a partir do dia 25 de junho (sábado), começará a última fase da campanha contra a Influenza, para toda a população a partir de 6 meses, enquanto durarem os estoques da vacina da gripe. Até então, a pasta da Saúde já distribuiu quase 80 milhões de doses para todo país.
(Com informações do Metrópoles, da CNN Brasil, da Agência Estadual de Notícia do Paraná e do Ministério da Saúde)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.