Urnas para eleições dos Conselheiros Tutelares estão sendo preparadas, veja locais de votação

POR Jornal Somos | 14/09/2023
Urnas para eleições dos Conselheiros Tutelares estão sendo preparadas, veja locais de votação

Imagem: TRE

D

Desde segunda, 11 de setembro, o TRE-GO está em preparação com as urnas que serão utilizadas nas eleições dos Conselhos Tutelares em 246 municípios de Goiás, marcadas para 1º de outubro. Em 213 cidades, 628 locais de votação usarão urnas eletrônicas, com 601 urnas de contingência. Em 33 municípios, urnas de lona serão fornecidas.

 

 

As urnas eletrônicas são as mesmas usadas nas Eleições Gerais de 2022, mas com ajustes para a escolha de candidatos em alguns cargos. O software é autêntico e passou por auditorias.

 

 

A identificação biométrica não será usada nesta eleição, e o sistema é auditado antes de ser usado. As urnas serão distribuídas e recolhidas conforme cronograma. A totalização dos votos será conduzida pelo TRE-GO em 17 cidades maiores.

 

 

As eleições dos Conselhos Tutelares escolhem representantes dos direitos das crianças e adolescentes a cada quatro anos, no primeiro domingo de outubro. A Justiça Eleitoral empresta urnas para várias instituições, incluindo a OAB e o CAU/BR.

 

 

Este ano, até a ABL utilizou urnas eletrônicas em suas eleições. A normatização desse apoio eleitoral é regida pela Resolução TSE nº 23.719/2023. A organização e totalização dos votos são responsabilidades dos conselhos tutelares, com fiscalização do Ministério Público, e o voto é facultativo para essa eleição.

 

 

Confira aqui os locais de votação em Rio Verde.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Jornal SOMOS oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Jornal Somos
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES