quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Verde

UniRV publica nota de esclarecimento sobre vacinação e reposição de aulas

POR | 29/04/2021
UniRV publica nota de esclarecimento sobre vacinação e reposição de aulas

Divulgação/UniRV

A

A Universidade de Rio Verde – UniRV publicou neste quinta-feira (29), uma Nota à comunidade acadêmica assinada ontem, 28/04, sobre a vacinação e reposição de aulas. Segundo o comunicado, o documento tem como intuito esclarecer informações equivocadas e/ou incompletas veiculadas em redes sociais quanto à vacinação de acadêmicos e reposição de aulas.

 

 

Na Nota foram identificados pelos menos cinco apontamentos necessários a serem elucidados. O primeiro deles foi quanto às decisões tomadas durante o período de pandemia, que tem tido “como princípio básico a preservação da vida e a segurança dos acadêmicos, com base nas orientações dos órgãos superiores de Educação e de Saúde”.

 

 

E ainda acrescentam que estas decisões “têm sido contingenciais em função da própria dinâmica do comportamento pandêmico e das deliberações superiores ocorridas nos âmbitos federal, estadual e municipal.”

 

 

E como consequência disto, acrescentam que quem ou quando as vacinas acontecem é de “responsabilidade exclusiva dos Órgãos de Saúde Pública, conforme previsto no Plano Nacional de Imunizações”, não cabendo à Universidade definição quanto a isto.

 

 

Na sequência escrevem sobre a reposição de aulas práticas. “(...) ressalta-se que, além de cumprir também as determinações do Órgão Superior de Educação ao qual se encontra jurisdicionada, a UniRV tem efetivado um cronograma de retorno gradual de atividades práticas, respeitando as medidas de biossegurança e sem prejuízo da carga horária total das atividades exigidas para cada curso.” E especificam que: “Os cursos de Fisioterapia e Enfermagem já repuseram as atividades do ano de 2020 e programaram as aulas práticas, deste 1º semestre de 2021, para os meses de maio a julho. O curso de Odontologia não fez as reposições até o momento em função das limitações impostas pelas medidas de biossegurança, mas divulgou calendário de reposição por meio de um intensivo que acontecerá a partir do mês de maio.”

 

 

Ao final do texto, a Reitoria da UniRV assegura que não tem medido esforços para que as dificuldades impostas pelo momento sejam resolvidas da melhor forma possível, e com o mínimo de prejuízo aos acadêmicos, no entanto, os acontecimentos diários fogem da alçada da Universidade. “Naquilo que a Reitoria tem poder de ação, tem atuado de maneira imediata, como por exemplo, na concessão do desconto de 30% nas mensalidades dos cursos, na disponibilização de itens de proteção e segurança, na observação de todas as medidas de biossegurança preconizadas, bem como na organização de planos contingenciais em todas as frentes. Contudo, o momento, embora nos cause ansiedade, apreensão, preocupação e inquietude, exige-se atuações com cautela e discernimento, de maneira a não agravar ainda mais a triste situação”, escrevem ao final.

 

 

Leia na íntegra a Nota da UniRV:

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: