terça-feira, 23 de abril de 2024

Rio Verde

Unirv investe em tecnologia com aquisição de Pivô Central de Irrigação

POR Jornal Somos | 31/01/2019
Unirv investe em tecnologia com aquisição de Pivô Central de Irrigação
A

A Universidade de Rio Verde – UniRV tem se destacado como Instituição que ensina o acadêmico aprender na prática, e para isso os investimentos são feitos todos os anos, exemplo de um dos investimentos feitos recentemente foi a aquisição de um Pivô Central de Irrigação com raio de molhamento de 204 m e capacidade para irrigar uma área de 13,09 hectares. O objetivo do investimento nessa nova tecnologia é garantir a qualidade do ensino durante as aulas práticas de graduação e mestrado, além das pesquisas, o dia-de-campo, vários treinamentos técnicos e visitas técnicas.

 

 

Para aquisição do novo modelo 4871-8000, representantes da UniRV visitaram no fim do ano passado algumas empresas fabricantes do equipamento a fim de definir qual seria o modelo com a melhor tecnologia. Fizeram parte da comitiva, o Pró-reitor de Administração e Planejamento, professor Me Alberto Barella Netto; a professora Ma. Laura Bonifácio Guimarães, na ocasião, Diretora do curso de Agronomia; o professor Dr. Gilmar Oliveira dos Santos, responsável pela parte técnica de irrigação da Universidade; o professor Dr. Antônio Joaquim Braga Pereira Braz e o Assessor de Planejamento Institucional João Mário Vieira de Paula e Silva.

 

 

O Pró-reitor avaliou o investimento como uma grande conquista para a Universidade e para os acadêmicos. “A aquisição do pivô atenderá as necessidades dos professores durante as aulas práticas na graduação e no mestrado, bem como vai ajudar nos projetos de pesquisa, dia-de-campo, treinamentos técnicos e visitas técnicas. É uma grande conquista para nós da UniRV e principalmente por ser uma oportunidade dos acadêmicos aprenderem na prática. ” Afirmou Alberto Barella.

 

 

Além de atender as necessidades dos professores e acadêmicos durante as aulas práticas, a instalação do sistema de irrigação favorecerá ainda, na produção de grãos fora de época, ganhando valor de mercado, já que o município passa em média 93±25 dias consecutivos sem chuva com volume superior a 10 mm. A irrigação permitirá também transformar o setor em área de amostragem do empreendimento agrícola, para a realização de dias de campo com parceiros da área de solos, fitopatologia, entomologia, entre outras áreas agronômicas.

 

 

 

O Pivô Central

 

Pivô Central é da marca Valley - modelo 4871-8000, com raio de molhamento de 204 m, com capacidade para irrigar uma área de 13,09 ha. O sistema é composto de 4 torres e altura de 2,74 m, com acionamento automático, podendo ser ligado ou desligado de qualquer lugar, desde que se tenha sinal de internet. A tecnologia ainda conta com sensor de chuva, podendo ser programado para quando iniciar uma chuva, se o pivô estiver em funcionamento será desligado.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: