quinta-feira, 18 de abril de 2024

Rio Verde

Unidade de produção alimentícia de Rio Verde suspende operações

POR | 30/04/2020
Unidade de produção alimentícia de Rio Verde suspende operações

Sindicarne

O

O Ministério da Agricultura do Brasil fechou uma planta de processamento de aves e suínos operada pela BRF SA, informou a empresa em comunicado enviado à Reuters na manhã de hoje, quarta feira (29), citando problemas com o sistema de abastecimento de água da usina. A fábrica de Rio Verde é uma das principais unidades da companhia brasileira. A BRF disse que está tomando todas as medidas e realizando revisões de seus protocolos de abastecimento de água, com a expectativa de retomar as atividades com segurança na usina "o mais rápido possível". O Ministério da Agricultura não fez um comentário imediato sobre a ordem de fechamento temporário da fábrica.

 

Entretanto alguns funcionários informaram que eles foram dispensados da área de abate de aves e suínos, apenas com um aviso de deixarem seus contatos e informaram que iriam entrar em manutenção e que entrariam em contato quando retornassem.

 

Segundo informações publicada pelo site Valor, da globo.com, fontes do governo afirmaram que para confundir a fiscalização do Serviço de Inspeção Federal (SIF) sobre a qualidade da água utilizada na produção de alimentos do complexo industrial de Rio Verde (GO), a BRF escondeu irregularidades e, após uma denúncia sobre essas práticas, o Ministério da Agricultura interditou a unidade. E que a empresa mantinha dois registros sobre a qualidade da água. O registro entregue ao SIF mostrava que a água estaria dentro do padrão exigido pela legislação. Mas os fiscais comprovaram que a companhia mantinha um registro paralelo com os resultados efetivos de seus testes sobre a qualidade da água, que apontavam problemas como a turbidez da água. Exames oficiais na água também mostraram ‘violação microbiológica” para coliformes totais e para a bactéria E. Coli.

 

Entramos em contato com a empresa e obtivemos a seguinte resposta:

A BRF confirma que sua unidade produtiva de Rio Verde (GO) encontra-se paralisada, temporariamente, em cumprimento à determinação do Serviço de Inspeção Federal local, decorrente de apontamentos constatados no sistema de abastecimento de água. A Companhia está tomando todas as medidas cabíveis para retorno, com segurança, às suas atividades normais com a maior brevidade possível. Os funcionários foram dispensados e retornarão ao trabalho tão logo a produção seja retomada. Enquanto isso, a produção local foi redirecionada para outras unidades da BRF na região. As movimentações de estoques de produto acabado continuam sendo executadas normalmente. A BRF norteia as suas atividades pelos princípios da integridade, transparência e respeito à legislação e reforça que possui rigorosos processos de segurança de alimentos e controles de qualidade, além de reafirmar o seu compromisso em continuar aprimorando os seus processos e controles internos para garantir os mais elevados padrões de qualidade e segurança.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: