sexta-feira, 19 de abril de 2024

“A janela de oportunidade é o cooperativismo”, diz ministra da Agricultura na Tecnoshow

POR Jornal Somos | 08/04/2019
“A janela de oportunidade é o cooperativismo”, diz ministra da Agricultura na Tecnoshow

Foto: Jornal Somos

A

A Tecnoshow começou nessa segunda feira (8), e contou com a presença de várias autoridades. Entre elas, esteve presente a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Entre os principais questionamentos, a ministra falou sobre as dificuldades para os produtores, destacando o Plano Safra.

 

“O plano safra foi feito no governo passado, estamos brigando pelo novo para que ele atenda uma base maior de produtores. não está fácil, o orçamento geral da união não tem dinheiro para isso, a não ser que o Brasil volte a crescer e que entrem recursos novos no tesouro, é uma luta para conseguir esses recursos”, afirmou.

 

Tereza falou também sobre o Seguro Rural e planos de renda para os produtores rurais.

 

“Se tivermos um plano de renda para o produtor, o seguro rural melhora as condições dos empréstimos e das instituições bancarias, para que elas invistam no grande negócio que é a agricultura, que dá certo, que movimenta quase 25% do nosso PIB. O seguro rural expandido traria mais instituições colocando dinheiro no crédito rural com juros mais favoráveis. Nós precisamos brigar por isso, para atender os nossos produtores rurais. Os juros vão abaixar à medida que mais gente for olhando nosso negócio com bons olhos. A renda do produtor vem diminuindo porque os custos foram aumentando muito por causa de vários fatores, diminuindo a renda do produtor rural e não é diferente nos vários setores do agronegócio. A janela de oportunidade é o cooperativismo, onde a cooperativa recebe, transforma e agrega valor ao produto”.

 

Sobre o tabelamento do frete, a ministra apresentou críticas à PL que aprovou os valores do frete.

“A tabela de frete é muito ruim pros dois lados, feita num momento de fragilidade e todos sabemos que ela é um tiro no pé para os caminhoneiros que hoje estão com caminhões vazios. Ela é prejudicial ao consumidor porque onerou várias cadeias produtivas deixando o produto chegar mais caro no final”, completou.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: