quarta-feira, 02 de abril de 2025
Foto: Reprodução/HCRV
Encerra na próxima segunda-feira (31/03) a campanha Março Lilás promovida pelo Hospital do Câncer de Rio Verde, por meio da Fundação Cristã Angélica. A iniciativa oferece gratuitamente exames preventivos (Papanicolau) com foco na prevenção do câncer de colo do útero — o terceiro mais frequente entre as mulheres brasileiras e a quarta causa de morte por câncer no país.
Os atendimentos ainda acontecem nesta quarta, quinta e sexta-feira, das 13h às 16h, e no sábado, das 8h às 11h, no próprio Hospital do Câncer de Rio Verde. A campanha é voltada para mulheres de 25 a 65 anos que já iniciaram a vida sexual, principalmente aquelas que estão há mais de 11 meses sem fazer o exame.
Ao todo, estão sendo oferecidas 200 coletas gratuitas, realizadas por uma equipe multiprofissional com enfermeiros, médicos, residentes e estudantes de enfermagem e ginecologia.
Além dos exames, a campanha também tem o objetivo de conscientizar sobre o HPV — vírus causador da maioria dos casos de câncer de colo do útero — e reforçar a importância da detecção precoce das lesões, o que pode aumentar muito as chances de cura.
Os resultados dos exames serão entregues no dia 12 de abril, das 8h às 11h, no hospital. A ação conta com o apoio do Laboratório DAPI, responsável pela análise dos exames.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.