sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Trump manda pintar de preto todo o muro na fronteira com o México para dificultar escaladas

POR Ana Carla Oliveira | 21/08/2025
Trump manda pintar de preto todo o muro na fronteira com o México para dificultar escaladas

Foto: Reprodução X

A

A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, anunciou nesta terça-feira (19) que o muro que separa o país do México receberá uma nova camada de tinta preta, por determinação direta do presidente Donald Trump. A medida, segundo ela, tem como objetivo transformar a estrutura metálica em uma barreira ainda mais difícil de ser transposta por imigrantes em situação irregular.

 

O anúncio foi feito em Santa Teresa, no Novo México, durante uma visita ao muro. Noem chegou a utilizar um rolo de pintura para simbolizar o início da ação. De acordo com a secretária, a cor preta faz com que o metal absorva mais calor sob o sol, atingindo temperaturas que tornam arriscada qualquer tentativa de escalada.

 

“Com o muro preto, ele ficará tão quente ao toque que criminosos tentando entrar ilegalmente nem sequer arriscarão”, afirmou Noem em publicação na rede X. Ela destacou ainda a altura e a profundidade da estrutura como obstáculos adicionais para travessias clandestinas.

 

O chefe da Patrulha de Fronteira dos EUA, Mike Banks, que acompanhou a secretária na visita, acrescentou que a pintura também ajudará a proteger o muro contra ferrugem, aumentando sua durabilidade.

 

A medida integra o pacote de ações do segundo mandato de Trump voltadas ao combate da imigração irregular. Segundo Noem, no início da atual gestão os Estados Unidos enfrentavam “a pior crise de fronteira da história”. Agora, de acordo com ela, a situação estaria sob controle, com quedas expressivas nas tentativas de entrada ilegal.

 

O governo norte-americano conta com mais de US$ 46 bilhões para investimentos em infraestrutura de fronteira, valor aprovado pelo Congresso como parte de uma ampla reforma fiscal. Esses recursos têm garantido a continuidade da construção, que, segundo a secretária, avança a um ritmo de cerca de 800 metros de muro por dia. O custo da pintura em preto, entretanto, não foi detalhado.

 

As ações fazem parte de uma ofensiva mais ampla da administração Trump, que também inclui deportações em massa e milhares de prisões diárias, reforçando o discurso de tolerância zero contra a imigração irregular.

 

*Com informações Folha de São Paulo

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: