sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Nos últimos tempos as aeronaves da brigada aérea de incêndios não tem ficado parada. Os focos de incêndio em Rio Verde têm se tornado cada vez mais comuns e o trabalho aéreo tem sido importante para o combate do fogo, tanto que o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), já registrou uma redução de 42% entre janeiro e agosto desse ano.
A brigada aérea, criada em 2017, é uma parceria dos produtores rurais, Corpo de Bombeiros, Sindicato Rural de Rio Verde e a empresa Aerotex e surgiu da necessidade dos produtores rurais e da ideia de criar um plantão a fim de monitorar e combater os focos de incêndio com aviões.
Atualmente são três aeronaves que ficam de plantão permanente, e para dar agilidade ao trabalho os produtores rurais se dividiram por regiões e montaram grupos no WhatsApp.
Desde então, mais de 600 pessoas estão envolvidas, trabalhando em conjunto nos combates, seja com aviões, equipes terrestres e monitoramentos. “Vale ressaltar que o produtor rural não tem interesse algum em colocar fogo na palhada pois isso empobrece o solo, reduz a produtividade, elimina nutrientes fundamentais para qualquer cultura vegetativa, como matéria orgânica, potássio, fósforo e nitrogênio, mata microrganismos que auxiliam no desenvolvimento das plantas, reduz a umidade do solo levando à compactação, polui nascentes e rios e desencadeia um processo erosivo e de degradação do solo”, explica Luciano Guimarães, presidente do Sindicato Rural.
O trabalho realizado pela empresa Aerotex segue até o final se setembro e após esta data, 50% da renda das horas de vôo do projeto brigada aérea será doada para o ABAS e Escola Dunga. “Primeiramente queríamos parabenizar e agradecer a todos do grupo em nome da Aerotex, principalmente aqueles que se mostraram solidários na ajuda de custo com o combate mesmo não sendo da região afetada, foram diversas sugestões, muito bem-vindas por sinal e que tem contribuído com o trabalho, a ideia é melhorarmos e fortalecermos cada vez mais este projeto”, afirma Beto Textor.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.