quinta-feira, 28 de março de 2024

Rio Verde

Trabalho das aeronaves no combate contra incêndios em Rio Verde

POR Jornal Somos | 04/09/2019
Trabalho das aeronaves no combate contra incêndios em Rio Verde
&

 

Nos últimos tempos as aeronaves da brigada aérea de incêndios não tem ficado parada. Os focos de incêndio em Rio Verde têm se tornado cada vez mais comuns e o trabalho aéreo tem sido importante para o combate do fogo, tanto que o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), já registrou uma redução de 42% entre janeiro e agosto desse ano.

 

A brigada aérea, criada em 2017, é uma parceria dos produtores rurais, Corpo de Bombeiros, Sindicato Rural de Rio Verde e a empresa Aerotex e surgiu da necessidade dos produtores rurais e da ideia de criar um plantão a fim de monitorar e combater os focos de incêndio com aviões.

 

Atualmente são três aeronaves que ficam de plantão permanente, e para dar agilidade ao trabalho os produtores rurais se dividiram por regiões e montaram grupos no WhatsApp.

 

Desde então, mais de 600 pessoas estão envolvidas, trabalhando em conjunto nos combates, seja com aviões, equipes terrestres e monitoramentos. “Vale ressaltar que o produtor rural não tem interesse algum em colocar fogo na palhada pois isso empobrece o solo, reduz a produtividade, elimina nutrientes fundamentais para qualquer cultura vegetativa, como matéria orgânica, potássio, fósforo e nitrogênio, mata microrganismos que auxiliam no desenvolvimento das plantas, reduz a umidade do solo levando à compactação, polui nascentes e rios e desencadeia um processo erosivo e de degradação do solo”, explica Luciano Guimarães, presidente do Sindicato Rural.

 

O trabalho realizado pela empresa Aerotex segue até o final se setembro e após esta data, 50% da renda das horas de vôo do projeto brigada aérea será doada para o ABAS e Escola Dunga. “Primeiramente queríamos parabenizar e agradecer a todos do grupo em nome da Aerotex, principalmente aqueles que se mostraram solidários na ajuda de custo com o combate mesmo não sendo da região afetada, foram diversas sugestões, muito bem-vindas por sinal e que tem contribuído com o trabalho, a ideia é melhorarmos e fortalecermos cada vez mais este projeto”, afirma Beto Textor.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: