quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
“Antes era a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e cuidava da Ciência e Tecnologia, Indústria e Comércio, Agricultura e Mineração. Após a reforma feita pela nova gestão, Indústria e Comércio e Agricultura se separaram da secretaria e em seu lugar foi agregada a Tecnologia da Informação”, explica o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima, como a pasta funciona após ter sido desmembrada.
Adriano expõe que a Secretaria agora é responsável por criar toda a tecnologia para atrair investimentos de empreendedores e micro empresários. Ele garante que apesar da grande dívida do Estado de Goiás, as mudanças do novo governo deixaram o Estado a um passo de conseguir o aval para empréstimos de recuperação com o Governo Federal.
O Secretário diz que com o desenvolvimento da tecnologia o Estado fica mais seguro para investir de formas que não desgastem o tesouro estadual, como em parcerias com o Governo Federal. Além disso, também atrai a iniciativa privada, que possui muito capital e está sempre em busca de boas ideias.
Para alcançar esse objetivo, o secretário explica que a pasta irá investir em uma rede de capacitação para garantir um bom mercado de empreendedores, que saibam lidar com finanças e marketing.
“Assim o tesouro estadual cresce e o Estado volta a atrai mais investimentos”, garante Adriano.
Ele também reforça a importância da TecnoShow nessa cena. O secretário esclarece que o agronegócio oferece oportunidades a todos os níveis e a tecnologia aumenta a produtividade. Então para que este aumento seja acessível a todos os produtores, grandes ou pequenos, é preciso que ela tenha um baixo custo; portanto a melhor maneira é investir nas pequenas empresas e StartUps, que precisam vender e tem custo mais baixo, explica Adriano.
O secretário conta também que a pasta tem uma iniciativa preparada para ser instalada em Rio Verde, voltada para a preparação de pequenas empresas no mercado da tecnologia para o campo.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.