quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Foi realizada, nesta quinta-feira (18), pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Verde, a terceira etapa da pesquisa de evolução e prevalência de infecção do novo coronavírus na cidade. A inspeção, que já recolheu dados no dia 21 de maio e 04 de junho, consiste na aplicação de um questionário e na coleta sanguínea para ser analisada em laboratório.
Até então, somente o resultado da primeira pesquisa elaborada pelo poder municipal foi divulgada. Na ocasião, 841 pessoas foram submetidas ao exame em todas as regiões da cidade e todas testaram negativo.
O Ministério da Saúde também realizou um estudo semelhante em 133 cidades brasileiras, incluindo Rio Verde. Foram testadas 250 pessoas para verificar a presença de anticorpos do novo coronavírus, e o resultado desta primeira etapa, efetuada em 14 de maio, foi que somente um cidadão testou positivo. Na época, o município tinha 23 casos de covid.
Segundo o MS, foram testadas 200 ou mais pessoas em 83 cidades em ambas as fases da pesquisa, e conforme os resultados, a proporção da população com anticorpos aumentou de 1,7% na fase 1 para 2,6% na fase 2, representando um crescimento de 53%. Já no conjunto das 120 cidades com mais de 200 entrevistas na segunda fase, o quantitativo de indivíduos com anticorpos foi de 2,8%. Estes 120 municípios correspondem a 32,7% da população nacional, o que demonstra que 1,9 milhões estão ou já estiveram infectados.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.