quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O Ministério da Saúde disponibilizará o programa de profilaxia pré-exposição (PrEP), para adolescentes sexualmente ativos a partir de 15 anos de idade com peso igual ou superior a 35 kg.
A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina), para impedir que o vírus do HIV (Human Immunodeficiency Virus), se estabeleça e se espalhe pelo corpo humano antes da exposição sexual ao vírus.
Antes a idade mínima para se tomar a medicação era de 18 anos, agora o público juvenil pode tomar o medicamento sem a necessidade de presença ou autorização de responsáveis legais.
O medicamento é distribuído de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017, ano em que a política pública foi adotada no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 44 mil pessoas no Brasil fazem o uso diário da PrEP.
Em Rio Verde os interessados em tomar esse medicamento podem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Sae Serviços de Atendimentos Especializados (SAE) na R. Comendador Leão, 101 - Solar Campestre (atrás do Tiro de Guerra (TG), lá a pessoa será orientada a respeito da medicação. Telefone SAE (64) 3620-2058.
Com informações Terra e Mais Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.